segunda-feira, abril 23, 2007

Um ano de esperanças e sonhos

.

Para mim os aniversários são sobretudo momentos de reflexão. Aproveito para olhar para trás e rever o que foi este blog. Será que as minhas expectativas foram goradas? Aquilo que eu disse que seria este blog, foi-o de facto? Há um ano atrás comecei o My Hopes and Dreams. Os meus motivos foram bastante egoístas, eram as minhas reflexões, as minhas ideias, a maneira como vejo o mundo. Na altura escrevi o seguinte:

Eu não acordei de repente a pensar, quero ser lida, quero passar uma mensagem ou quero alimentar o meu ego. Não é isso, eu não quero ser escritora, nem tenho talento e também já muito me convenci que não posso mudar o mundo.

Provavelmente só quero que as palavras deixem de rodopiar indefinidamente na minha cabeça e fiquem imóveis num écran… Isto dito assim até parece uma coisa séria, desiludam-se… na minha cabeça rodopiam muitas observações idiotas, muitas ironias e uma ou outra vez, há uma reflexão crítica e pertinente sobre a nossa sociedade (ainda que a maioria seja pouco reflectida e muito menos pertinente...)


Um ano depois e olhando para o que fui escrevendo, foi exactamente isso que aconteceu, muitas observações, ironias e uma outra vez uma reflexão mais ou menos pertinente sobre o mundo e a sociedade. Já a primeira frase, enfim… no fundo eu quero passar uma mensagem e acho que de alguma maneira posso mudar o mundo, se não fosse assim as minhas palavras ficariam só comigo. É triste e utópico, eu sei, mas por algum motivo este blog se chama “as minhas esperanças e sonhos”…

Mas é engraçado que nem tudo neste blog são utopias de quem quer mudar o mundo, existem análises muito duras e críticas da realidade, há aquilo que eu gosto de chamar angústia existencial com toda uma panóplia de poemas, músicas e fotos. E neste aspecto, o blog reflecte os altos e baixos da minha vida, de uma forma que eu não imaginei que acontecesse. Recordo os posts que eu gostei de escrever, os que saíram muito razoalvezinhos, os que geraram grandes discussões, os que me fizeram rir e os que não tendo sido escritos por mim, me tocaram de alguma forma.

O mais interessante deste ano que passou foi a surpresa. Eu nunca esperei que chegassem ao meu blog, perfeitos desconhecidos, que se tornaram comentadores e leitores frequentes. A sua presença traz um enriquecimento especial ao blog e a para mim tornaram-se figuras misteriosamente queridas e familiares.


Foi uma surpresa que outros blogs me linkassem e que achassem por bem referir os meus posts. Elogios como este, deixaram-me boquiaberta. Mas a maior surpresa foi um um ano de blogger, 250 posts, mais de 4000 visitas no contador. Podia ser um motivo de orgulho, mas sinto mais preocupação que alegria, porque não é fácil manter um nível mínimo de qualidade. E ao rever os posts mais antigos, senti essa perda de qualidade nos últimos 2 meses. Suponho que um blog, tal como a vida tenha altos e baixos, mas as boas memórias que acabei de escrever, são um incentivo para continuar e esperar por momentos mais inspiradores.

11 comentários:

Anónimo disse...

Não poderia deixar de enviar-te as minhas felicitações e parabéns pela qualidade e pertinência dos comentários, mensagens e interrogações que partilhas com todos aqueles que, tal como eu, ganharam o hábito de, quase diariamente, lerem e meditarem sobre aquilo que escreves neste espaço que começando por ser teu já se vai tornando também nosso... Espero que não desistas...

Anónimo disse...

Parabéns!!! pois que venham mais, que nós estamos cá à espera das letras que tu tão bem organizas em palavras que lã vão formando frases importantes, que nos fazem querer voltar mais e mais... :D

Anónimo disse...

Feliz aniversário, amigas hopes!! Venham muitos mais!

cãorafeiro disse...

os meus parabens! escrever vale sempre a pena. mostrar aos outros o que escrevemos e um acto de ousadia.

""#$ disse...

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DE SUA EXCELÊNCIA O PROFESSOR DOUTOR COMENDADOR TOLENTINO CUPERTINO DE SOUSA E CARVALHO SCHARTZENBERG - GRUNHOF - CEO DO BLOG PONTA DE LANÇA DO GRUPO DE BLOGS "ARMADILHA PARA URSOS CONFORMISTAS".

PONTO 1

- É COM PROFUNDA EMOÇÃO E DESTEMIDO PUNDONOR PONTEAGUDO ORTOLARÍNGICO QUE FELICITO, SOBRIAMENTE, MAS EFUSIVAMENTE, MAIS UM RESPLANDEDENTE BLOG, QUE SURGE NESTA ARENA CHAMADA BLOGOSFERA, IRIDESCENDO COM A SUA PRESENÇA NEOGÓTICA MAGNÉTICA ESTE ESPAÇO SIDERAL

PONTO 2

- CONSIDERO QUE AS ESPERANÇAS E OS SONHOS SÃO MOTIVAÇÕES DECALCADAS E PERFUMADAS DE ESPIRITOS ESVOAÇANTES, QUE MERGULHAM NO CAMINHO DO ETERNO RETORNO SEM FIM À VISTA. COMO TAL NESTA DUALIDADE DA LUTA DOS POSTOS CONTRÁRIOS CONSIDERO NECESSÁRIO PARA A SOBREVIVENCIA DA DEMOCRACIA E DA LIBERDADE, ESPECIALEMNTE DA LIBERDADE DE GANHAR DINHEIRO, A EXISTÊCIA DE CONCORRENTES EN NICHOS DE MERCADO DO SONHO E DA ESPERANÇA.

PONTO 3

- SAUDAMOS ATRAVÉS DESTA MENSAGEM SOLENE, NÓS, NO GRUPO EMPRESARIAL ARMADILHA, O PONDUNOR DO ESTILETE CRIPTICO E CRITICO QUE O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTIMADO NOSSO CONCORRENTE "BLOG HOPES AND DREAMS" REPRESENTA, NA CERTEZA PORÉM, QUE TALVEZ E NÃO OBSTANTE,CONSIDERAMOS QUE SIM.

PONTO 4

- DESEJAMOS POIS, MAS TAMBÉM PORQUE TALVEZ, E SOBRETUDO PORQUE SIM, VOTOS DE FELICIDADES POR UM ANO DE SAUDÁVEL CONCORRÊNCIA E DE FELICIDADES NA CONTINUAÇÃO DESTA GESTA HEROICA QUE CONSISTE EM DESBRAVAR NOVOS BLOGS AO MUNDO QUE, O FEITO ÉPICO DO BLOG HOPES AND DREAMS REPRESENTA ,BEM COMO O INCENTICOQUE ISSO REPRESENTA PARA O VASTO GRUPO DE BLOGS ARMADILHA COMO INCENTIVO COMPETITIVO À MELHORIA DO NOSSO PRODUTO CONJUNTO E À UMA CONCORRENCIA SAUDÁVEL.

PONTO 5

- COMO SOMOS A FAVOR DA CONCORRENCIA SAUDÁVEL, QUEREMOS REITERAR, MAIS UMA VEZ, APÓS A ULTIMA CONFERENCIA DE IMPRENSA, QUE NADA TIVEMOS A VER COM O GRUPO DE DESCONHECIDOS QUE INVADIU A SEDE CORPORATIVA DO BLOG HOPES AND DREAMS COM O INTUITO DE VANDALIZAR TÃO EXCELSA INSTITUIÇÃO; BEM COMO QUE, AS CARTAS APREENDIDAS PELA ENTIDADE COMPETENTE PARA O EFEITO, ONDE O MEU NOME ERA ABUSIVAMENTE MENCIONADO COMO SENDO O MANDANTE DE TAL INVASÃO, SÃO GROSSEIRAS FALSIFICAÇÕES .
POSTAS A CORRER POR INIMIGOS DA DEMOCRACIA E SOBRETUDO , CALÚNIAS DIFAMATÓRIAS, VISANDO MANCHAR COM AMIANTO POLUIDO O BOM NOME DO GRUPO DE BLOGS ARMADILHA.

PONTO 6

- PORQUE SIM E PELA GRAÇA DE DEUS, JURO PELA MINHA HONRA DIZER A VERDADE,NADA MAIS QUE A VERDADE, E SÓ A AVERDADE E AOS COSTUMES DISSE NADA, PORQUE ASSIM FOI.

PONTO 7
- TENHO DITO.

PONTO 8

FIM


ass ilegivel....

Anónimo disse...

Parabéns Hopes. Gosto sinceramente de te ler.

(e deixo a verborreia para o Pedro Silva rsrsrs)

Abraço!

Macambuzia Jubilosa

sabine disse...

Parabens Hope! Saúdo ainda a reflexão que fazes neste post. É engraçaso: não conhecemos as pessoas pessoalmente mas temos grande consideração por elas: é assim que se passa contigo e com o Max, por exemplo.

Hopes disse...

Caríssimos comentadores,

Muito obrigado pelas vossas bonitas e encorajadoras palavras. Este blog não faria sentido sem a vossa presença!

O desafio daqui para a frente, é não defraudar as vossas expectativas. Mas de falta de incentivo, não me posso queixar.

Um grande abraço para todos.

PS: Cão e Pedro já tinha saudades dos vossos comentários. É uma honra receber um comunicado institucional do mui excelso PROFESSOR DOUTOR COMENDADOR TOLENTINO CUPERTINO DE SOUSA E CARVALHO SCHARTZENBERG - GRUNHOF, da qual este blog não é merecedor. Portanto na qualidade de responsável pela resplandescência e presença neogótica magnética deste blog, manifesto a minha gratidão por tão doutas palavras.

Anónimo disse...

parabéns, hopes, e que contes muitos! depois da mensagem do ilustre CEO do armadilhas, que mais há a dizer... apenas, como a sabine, salientar que "não conhecemos as pessoas pessoalmente mas temos grande consideração por elas". isso tem-se passado comigo na minha própria experiência blogosférica, pessoas que não se conhece de lado nenhum mas de alguma estranha maneira é como se fossem amigos daqueles de longa data, e é com todo o orgulho que incluo nesse restrito lote.
parabéns uma vez mais!!

Armando Rocheteau disse...

Com algum atraso, mas espero qu ainda a tempo, cá ficam os parabéns

Hopes disse...

Obrigado, António!

Caro Armando Rocheteau,

Os seus votos de parabéns e a sua visita deixam-me muito orgulhosa. O 2+2=5 foi dos primeiros blogs, que me habituei a visitar com frequência e de certa forma, inspirou a forma como concebi este blog.

É muito significativo para mim, não só receber a sua visita, como também verificar que o My hopes and dreams tem um link no 2+2=5.

Muito obrigado!