sábado, julho 22, 2006

Estamos perante um Blog de gaja?

A semana passada verifiquei que se discutia na blogosfera, se existiam blogs tipicamente de gaja ou tipicamente de gajo. Daí que coloquei a mim própria a questão, as coisas que eu escrevo são de gaja ou não, ou melhor, as parvoíces que aqui têm sido escritas, poderiam ser escritas por um gajo? Há estilos de escrita diferentes de acordo com o sexo do autor? Para responder a esta pergunta, andei a ler uns blogs deles e delas, e fiz umas deduções muito pouco científicas, genéricas e estereotipadas (mas caramba, isto também não é um estudo sociológico…)

Eis as minhas conclusões. Os homens escrevem de uma forma mais directa, mais fria, usam pouco a ironia e usam uma linguagem mais rebuscada (dependendo do quão intelectuais se acham…). Os temas preferidos são a política nacional e internacional, a actualidade e a crítica aos blogs que não são da sua cor política. Já os textos que li de mulheres são mais analíticos, quase sempre têm um toque irónico, a linguagem não é tão rebuscada. Elas preferem falar do quotidiano, do que vêm, do que sentem, raramente resistem a partilhar algo da sua vida pessoal. E usam muitas reticências… (guilty!)

E no meio disto, onde se encaixa o meu blog? De gajo, só tenho o gostar de escrever posts sobre política e actualidade, o que eu disse dos blogs de gaja, aplica-se ao “My hopes and dreams”, tudinho... “Prontos” é um blog de gaja!! E pior, neste momento estou a ouvir o Hold Still II do David Fonseca, o que é claramente de gaja (a ouvir, não a suspirar, o que seria muito mais de gaja…)

Mas atenção, não esperem que eu escreva posts sobre fashion advices, malas, sapatos e afins, más relações, colecções de amostras de perfumes ou cremes, bikini lines (eu nem sabia que isso se coleccionava ou que existiam tipos diferentes de bikini lines). Quando muito, ainda pensei colocar aqui conselhos práticos para eliminar nódoas difíceis, mas acho que espantava logo os meus poucos leitores… (eu já vos disse que o tipo de Kuala Lumpur, nunca mais voltou? O que é que eu fiz, mas que é eu fiz?)

2 comentários:

Anónimo disse...

Tinha-te prometido um comentário a este post, com atraso aqui vai!
Também tenho a ideia de haver um blog-tipo de gajo e um blog-tipo de gaja. Excluindo o teu, nunca tinha visto um blog sobre actualidade escrito por uma gaja; tal como raramente se vê blogs intimistas de gajos, excluindo os blogs mais específicos, como os dedicados à homossexualidade (geralmente escritos pelos próprios naturalmente).
Dito isto, não consigo chegar à conclusão se o meu blog é de gajo, de gaja ou ambos... se calhar é um blog metrossexual... ajuda-me! ;)
Pegando nas tuas conclusões: o meu blog tem, de gajo, o facto de escrever sobre actualidade, política nacional e internacional. Não faço crítica sobre blogs de outras cores políticas (aliás raramente tenho pachorra para ler um post nesses blogs até ao fim), uso linguagem cuidada mas não rebuscada; também não faço citações de autores ou filósofos obscuros (apesar de até me considerar como intelectual...).
De gaja tenho o uso abundante da ironia (geralmente até uso mais, mas no blog não sei porquê não consigo) e de reticências... (guilty too!). Não falo da minha vida pessoal (para isso criaria outro blog, mas não tenho paciência para "queridos diários"), mas por vezes falo do que sinto, de forma quase intimista, mas em relação a coisas da actualidade.
Fazendo uma contagem rápida, estou empatado, dilacerado entre gajo e gaja (salvo seja!)... Cara Hopes&Dreams, salva-me deste dilema! Serei eu um metrossexual? Ou serei bloggisticamente bissexual?!?

Hopes disse...

lol... Se o teu blog fosse de metrossexual tinha de ter um post que dissesse qualquer coisa do género: «Depois de comprar um fato Armani novinho, passei pelo Spa...» :))O que não me parece o caso... ou é? Já o blog bissexual ou blog gajo-gaja tem que ter assuntos sérios a alternar com uma poesiazinha ou uma lamechicezinha. Ora o teu blog não tem esta ultima parte e ainda por cima, tem um post sobre futebol, portanto o meu veredicto é... blog de gajo! lol