sábado, junho 06, 2009

Europeias, o que está em causa?

Amanhã é dia de eleições, e porque não pensar um bocadinho nas questões que estão verdadeiramente em causa. Já que as campanhas não foram propriamente esclarecedoras, a não ser que os eleitores estejam interessados em marketing de feiras, porque não visitar o EU Profiler? Neste site pode fazer-se um teste, que nos ajuda a detectar as questões realmente importantes e a definir a nossa posição sobre elas. Começa por nos questionar sobre o Estado-Providência, a economia, a educação, o emprego, a política externa, privatizações, imigração até à política nacional. Acaba por nos obrigar a reflectir sobre a nossa própria opinião. Um excelente exercício para o dia de reflexão!

A parte gira é que o próprio site analisa os resultados das nossas respostas, desenha o nosso posicionamento político e indica os partidos que mais se aproximam dessas posições. Se clicarmos nos diferentes partidos, conseguimos ver resposta a resposta, semelhanças e diferenças. Além disso, os gráficos são bastante elucidativos e estão muito bem feitos.

Da minha parte, os resultados até estão dentro do que eu esperava. Mas o fundamental foi verificar que as minhas preocupações sociais e os meus ideais, têm uma representação partidária. Eu quero um partido que defenda o referendo à constituição europeia, e que pretenda uma Europa solidária que coloque os direitos do cidadão comum à frente do poder económico. Essa representação existe, por isso não vejo qualquer razão para não ir votar amanhã!


4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado Hopes por disponibilizar este "Euro Profile" que achei interessante e de uma isenção...até mesmo quase surrealista...quando mete todos os partidos no mesmo saco de igualdade...não fazendo qualquer distinção entre os partidos com assento parlamentar dos outros.

Mas como Laboratório da Democracia e da Liberdade é um exemplo do que se pode fazer para esclarecer os eleitores!

Anónimo disse...

Hopes: curiosamente o meu teste faz-me ficar mais abaixo no quadrante de baixo...

sabine disse...

A mim deu-me que eu votaria no MPT (LOL).

Pedro Fontela disse...

"Curiosamente" fiquei no centro económico um pouco mais à esquerda mas bem lá para baixo.