sexta-feira, janeiro 19, 2007

How low can you go?


Não há limites para a prepotência da Igreja na campanha pelo não ao referendo à despenalização da interrupção voluntária da gravidez. Primeiro foi o Papa a dizer que aborto e terrorismo são a mesma coisa. Depois vem o Bispo de Braga comparar a IVG à execução de Saddam Hussein.




A mesma Igreja Católica que deu a extrema-unção a um ditador sanguinário responsável pelo assassinato de milhares de pessoas, aplica a pena de excomunhão aos Católicos que votem sim? Que Igreja é esta? Não é certamente a Igreja Daquele que um dia afirmou: «Quem estiver sem pecado, atire a primeira pedra», onde está o Perdão, a misericórdia e a infinita bondade?


E pior, é que os católicos continuam pelo silêncio a pactuar com este tipo de discurso, mesmo quando baixinho dizem que na verdade não concordam… Não era tempo de se insurgirem contra este tipo de actuação e exigirem mais tolerância, mais respeito pela liberdade de expressão e menos hipocrisia?

2 comentários:

Anónimo disse...

Como Católico regozijo-me com a posição firme que a Igreja teve contra a execução do Saddam. Também me agrada a tentativa de implementar o diálogo como forma de contribuír para a Paz mundial.
Sim, condenamos o acto do Aborto, mas não os seres humanos que o cometem. Claro, que se visitarmos as paróquias país fora, encontramos alguns padres fora do contexto da tolerância. Assim como encontramos do outro lado da barricada os ferozes clérigos do anti-catolicismo.
Inês, não me excomungues por eu votar Não!

Hopes disse...

João,

Eu não excomungo ninguém, felizmente a minha mentalidade não é a da igreja católica. O que eu faço, e farei sempre, é criticar a hipocrisia e a intolerância. Critico, respeitando quem pensa de forma diferente.

«Sim, condenamos o acto do Aborto, mas não os seres humanos que o cometem»? O João tem ouvido o Papa ultimamente? Não me parece...

E não me diga, que com a extrema unção dada a Pinochet, também concorda...

PS: Como o João tem sido um comentador tão assíduo, não me quer dizer como soube da existência deste blog?