quarta-feira, janeiro 17, 2007

Rosto marcado pela globalização

Camponês que participa na Marcha contra o comércio livre
in Público 17/01/2007


3 comentários:

Anónimo disse...

Nós somos dos pioneiros da globalização. Fomos nós que ligamos a Europa à Asia e à América por mar, permitindo trocas comerciais e também culturais.
O que está errado não é a globalização mas sim a nossa incapacidade de abdicarmos de algum conforto para que os outros possam ser felizes.
O que está errado é o nosso sonho ser ganhar o Euro milhões, quando mais valia ganharmos paz e realização pessoal.
O que está errado é a felicidade dos povos ser medida pelo PIB.
Este camponês não precisava de muito, talvez espaço e respeito. E nós só respeitamos o valor dos Cifrões, ou dólares, ou Euros!

Hopes disse...

Caro João,

Bem-vindo a este blog e obrigado por comentar.
De facto, o que está errado não é a globalização em si, mas o que fizemos dela ou o que ela é hoje em dia. A globalização tornou-se numa obsessão pelo lucro e pelo crescimento económico a qualquer preço, à custa da felicidade e o bem-estar de milhares de pessoas como este camponês.

O crescimento económico que daí tem resultado não se está a traduzir em qualidade de vida, as pessoas são obrigadas a situações laborais extremamente precárias.

A globalização era uma oportunidade para um desenvolvimento económico mais harmonioso e sustentado, em que a riqueza fosse devidamente distribuída, mas isso não acontece... A nível cultural, podíamos ter um enriquecedor intercambio de valores e culturas, caminhando para uma cultura universal e o que é que temos? Civilizações que se chocam, antagonizam e ofendem...

Anónimo disse...

Não podia estar mais de acordo... Foi exactamente por isto que criei o meu blog e é exactamente por isto que ele se chama Altermundo.