sexta-feira, outubro 01, 2010

Porque hoje em dia curar uma úlcera fica muito caro

Fomos recentemente contemplados com mais um pacote de medidas de austeridade do nosso querido governo. Mais uma vez os mais pobres e socialmente carenciados são os mais atingidos, pagando uma factura pesada por anos de gestão pública incompetente, com negócios ruinosos que visam satisfazer clientelas e pelos largos milhares de euros que fogem ao controlo fiscal do Estado. Confesso que até pensei não escrever nada, porque ia repetir uma série de medidas alternativas já indicadas noutros posts, quando o anterior plano de austeridade foi anunciado. Mas quando eu ouço muita gente a concordar com estas medidas, acrescentando que já devia ter sido feito há muito, fico seriamente preocupada. Lá que os Silva Lopes deste país que acumulam reformas milionárias achem estas medidas positivas, até percebo, estas medidas tocam-lhes tanto como um mosquito a picar um elefante. Além disso se as finanças públicas estão como estão, foi por alimentar o tipo de mordomias que estes senhores gozam e de que não abdicam.

O que o cidadão comum tem que perceber é que faz uma taxa maior de esforço para suportar um IVA a 23% e todo este pacote de medidas, do que a Banca faria se pagasse um imposto a 25%, como qualquer comerciante. Recordo que a Banca portuguesa, só em 6 meses obteve lucros de 1.300 milhões de euros, sendo que se regista um aumento de lucro de 12,6% em relação a 2009. Ao passo que o cidadão comum viu o seu salário reduzido e todos os preços a aumentar de uma forma generalizada, enquanto se vê privado dos serviços de educação e saúde, e da protecção social a que tinha direito. Um milionário que desvie dinheiro para offshores, não só tem total impunidade como não tem qualquer prova de rendimentos a apresentar, mas um desempregado, uma mãe para receber o abono de família do filho tem de o fazer? Mas que país é este, que socialismo é este?

Como se tudo isto não fosse grave o suficiente, o governo não se contenta em sacrificar os pobres e avança também para os doentes. Acho que as pessoas ainda não se aperceberam bem, porque a medida ainda não entrou em vigor e tem passado na comunicação social, como um ligeiro aumento. Mas há medicamentos que aumentam mais de 10 euros por embalagem, e no caso de um conhecido medicamento para o estômago o aumento é de 18 euros. Convenientemente o preço vai desaparecer da embalagem, para o choque não ser tão grande. Se não querem ir para a rua manifestar-se ou fazer greve, eu até percebo, mas pelo menos, indignem-se, não digam que estas medidas são boas e que já deviam ter sido tomadas há muito tempo! É uma pura mentira imposta por quem beneficia com a injustiça que vos cai nos ombros. Não sejam ingénuos, nem ignorem, se não podemos fazer muito, podemos pelo menos estar atentos e informados. Podemos partilhar as nossas preocupações com quem não está informado. Desabafem e partilhem a indignação, porque hoje em dia curar uma úlcera fica muito caro!

Sem comentários: