domingo, março 08, 2009

Acontecimentos blogáveis do fim-de-semana

Este fim-de-semana foi frutífero em acontecimentos blogáveis, o que me leva a fazer mais um daqueles posts em que entra tudo. Em primeiro lugar, entra mais uma atitude desprezível daquela instituição guardiã da moral, da ética e da espiritualidade, que é a ICAR. Desta vez uma menina de 9 anos violada pelo padrasto, que teve de abortar por estar em risco de vida foi excomungada. Assim como a equipa médica que a assistiu e a família, com excepção do padrasto violador (esse deve ter um lugarzinho no céu, ao lado do Arcebispo brasileiro...). Não era tempo dos católicos se insurgirem contra esta mentalidade e deixarem as Igrejas vazias? Pactuar não é ser cúmplice?

Em segundo lugar, vem o nosso estimado Manuel Pinho, que foi de Falcon à Alemanha e à Polónia, gastando uns bons 22 mil euros, quando poderia perfeitamente viajar num voo regular. Uns apertam o cinto, outros esbanjam e pouco interessa quem paga a factura... directa ou indirectamente, serão sempre os contribuintes...

Mas claro que nem só de Manuel Pinho, são feitos os momentos embaraçosos do Governo. A coqueluchezinha chamada "Magalhães" volta a dar que falar. Um dos programas ensina mesmo a escrever em bom português! Escreve-se "Gravar-lo", "puxando-las", "acabas-te", "básicamente", "fês", "caêm", é bom que as crianças aprendam a dar erros ortográficos desde cedo... Só é pena que existam tantos profissionais competentes que seriam capazes de corrigir estes erros, uns no desemprego, outros subaproveitados... Tudo isto para ser rápido, barato e permitir a um Primeiro-Ministro ansioso por mais mediatismo, brilhar depressa... Lamentável!

8 comentários:

Bruno Ramalho disse...

Um Sim muito forte aos 2 primeiros pontos.

Um Não ao terceiro ponto, porque foste vítima de publicidade enganosa por parte dos jornalistas e sabe-se lá quem mais por detrás disso tudo... ;)

O Magalhães, os erros e a caixa mágica

Hopes disse...

Obrigado pelo teu comentário, Naovou!
O link é muito interessante mas porque é que eu devo acreditar nesse site e no autor que não sei quem é, quando vi a própria reportagem na tv, mostrou esses erros a surgirem no écran do magalhães... a confirmar o que dizia o Expresso...

Tudo parece demonstrar que o programa não foi revisto, antes de ser lançado, o que é um erro fatal. Tudo porque havia uma jogada de marketing para sair... O que eu condeno não é o software livre, mas os erros cometidos porque o que era preciso era show-off e não conteúdo didáctico.

Bruno Ramalho disse...

como já falamos, eu já te disse que o que viste foi correcto, e os teus olhos não enganam. Quem engana, são sim, muitas vezes, as notícias, e disso sabes tu muito bem, por isso não percebo a tua pergunta, quando tu própria muitas vezes sabes a resposta a essa mesma pergunta! ;)

E porque é que a notícia foi enganosa? Porque foi feita por alguém que não estava devidamente informado e aproveitou-se de um assunto que lhe pareceu muito bom para atacar o Magalhães. E como te disse é isso que me incomoda, porque o ponto de apoio escolhido não foi o mais feliz.

É exactamente a mesma coisa que amanhã vir um jornalista dizer que o magalhães vem com o Windows, e está extremamente vulnerável a vírus e outros ataques. É certo, até fazer os updates, e aí já está menos vulnerável. O mesmo se passa com o software em questão, visado na notícia. Abriram um Magalhães de fábrica, usaram o software sem fazerem os devidos updates, e depois é notícia? Don't think so! Se o tivessem ligado à net o programinha tinha actualizado e não iria mostrar aqueles erros. Por isso, aproveitamento jornalístico! É o sensacionalismo que vende como bem sabes. E vendeu, e andou na boca do mundo. Foram bem sucedidos, e estou-me pouco marimbando se era para atacar o Sócrates o Magalhães o diabo a quatro... incomoda-me a desinformação, e os meios usados para atingirem um fim.

Anónimo disse...

Hopes,

É bom ter leitores atentos...eu que não conhecia a estória nem tenho nenhum ódio de estimação ao Magalhães agradeço ao Nãovouporai o seu esclarecimento importante. Nem sempre o que reluz é ouro..
Já ontem te tinha dito que era perigoso tentar imitar o António Barreto sem ter antes um lugar assegurado como Presidente em qualquer fundação de jeito. Porque assim podemos ficar das oito da manhã à uma da tarde a ler ficção, para a desbunda. Por puro prazer. E depois do almoçito...dizer que o Magalhães é o maior assassino da leitura em Portugal! Sem paz absoluta ...como é que nós podemos encontrar tempo para o recolhimento e para a escrita.

Hopes disse...

Naovouporai,

Penso que estamos de acordo que o software quando saiu já devia vir sem estes erros, sem existir necessidade de o fazer com update? Claro que houve aproveitamento jornalístico, porque houve uma campanha mediática do governo em torno do Magalhães, como se fosse a salvação da educação em Portugal. Fazendo até tábua rasa do trabalho do Professores... É essa campanha que me choca e que eu tenho que condenar.

Não tenho nada contra o software livre, até pelo contrário, detesto o monopólio da microsoft e acho uma excelente ideia que as crianças contactem com outros tipos de software. Nem o meu post é contra o software livre, sempre me insurgi aqui contra qualquer forma de monopólio.

Fokas,

Eu também agradeci ao Naovou e já esclareci a minha intenção ao referir os erros. Não estou a imitar o António Barreto, nem a dizer que o Magalhães é o maior assassino da leitura em Portugal!
Só estou indignada que nos vendam a ideia que um pequeno portátil resolve o problema da leitura e da educação em Portugal! Qual é a verdadeira realidade nas escolas? Há livros, há bibliotecas escolares, os Professores têm material para trabalhar? Ainda há pouco tempo uma Professora do ensino básico me disse que não há dinheiro para comprar papel higiénico... É aqui que eu quero chegar, não nos vendam mentiras embrulhadas em campanhas de marketing bonitinhas!

Bruno Ramalho disse...

polémicas à parte, e eu não sou do PS, acho a ideia do magalhães muito positiva e uma lufada de ar fresco no panorama das escolas. A partir de agora precisam-se é de boas políticas educativas e pessoas competentes que saibam utilizar esta ferramenta para a boa educação desta juventude. :)

Hopes disse...

O Magalhães poderia ser uma lufada de ar fresco, se boas políticas educativas e formação para aquisição de competências na área das novas tecnologias viessem no pacote...

Eu também defendo a introdução das novas tecnologias na sala de aula, mas com toda uma metodologia e financiamento adequado a sustentar o processo. Já dei aulas e sei as condições que muitas escolas não têm e vi que muitos Professores não tinham as noções mais básicas de informática. Felizmente a realidade vai mudando, mas até lá, vamos discriminar alunos com Magalhães, mas sem Professor que o saiba tirar proveito dele...

Bruno Ramalho disse...

está na altura dos professores irem aprendendo alguma coisa... com os alunos! :P