domingo, agosto 03, 2008

Magalhães ou Classmate PC?

Temos sido bombardeados nos últimos dias, com uma enorme propaganda em torno do primeiro portátil português. O resultado do choque tecnológico, uma inovação totalmente tuga. Mais de 10 minutos do Jornal de sábado na RTP1 a falar de tal proeza... Só se esqueceram de nos informar que o Magalhães, mais não é que uma versão criada para o mercado português do Classmate PC, anunciado pela Intel há 4 meses atrás. Aliás este tipo de portátil, mais pequeno, resistente e barato já tinha sido lançado na Índia e na Inglaterra, com os nomes de MiLeap X e JumpPC. Também já existia há alguns anos, um projecto denominado “One Laptop per child” para dotar os países em desenvolvimento deste tipo de equipamento.


Não acho nada mal a ideia do portátil para crianças, mais barato e acessível. Não tentem é fazer dos portugueses idiotas, vendendo a ideia de choque tecnológico ou de inovação técnica portuguesa, quando a tecnologia não é nossa e o que existiu aqui mais não foi que uma parceria comercial. O mais irritante tique do governo Sócrates, a propaganda mediática, mais uma vez aqui em todo o seu esplendor... Enquanto isso os problemas fundamentais do país, não só não se resolvem, como se agravam...

2 comentários:

Anónimo disse...

Não faz muito sentido comentar posts antigos, eu sei (excluindo os do conflito do Cáucaso, ainda actuais, sobretudo por tão pouco se continuar a falar de algo que ainda está latente...), mas este não resisto, por ter calhado passar a prometida "revista" a esta parte do blog (está no fundo da página, ainda não cheguei ao arquivo mas lá irei, calma que quando eu prometo cumpro lol), não resisto, dizia, por ter calhado lê-lo precisamente no dia em que o dito Magalhães começa a ser distribuído, e os media fazem um valentíssimo frete ao Governo... Minutos infindáveis nos telejornais em que não se fala de bolsas a cair e empresas a falir devem saber que nem ginjas ao sr. Sócrates!
Será demais pedir uns media com um mínimo de sentido crítico?odfiwusy

Hopes disse...

Até faz sentido!

Ainda ontem ouvi as queixas de uma Professora do 1º ciclo que dizia não ter dinheiro para comprar o papel higienico para o wc dos alunos, mas para compensar vão ter o Magalhães.

É o cúmulo da hipocrisia! Mas vai entrendo a plebe... Com os media a colaborar como convém!