terça-feira, julho 01, 2008

O ditador "bonzinho"?

Mugabe esteve sentado à mesma mesa que vários líderes mundiais na Cimeira Europa-África, lembram-se? Não me lembro de ter surgido na cimeira, qualquer apelo a uma democratização do país, isto para dizer o mínimo. Bem, o resultado de décadas de olhares impávidos e serenos da comunidade internacional para Mugabe, está agora bem à vista: um processo eleitoral vergonhoso, em que os eleitores do partido adversário são perseguidos, intimidados e torturados.
.
Cartoon de Jimmy Margulies no "The Record"
.

Chegou-se ao ponto dos eleitores terem de se identificar no boletim de voto e terem sido marcados com uma mancha de tinta (ler aqui). É curioso ver até onde irá a impunidade... afinal o Zimbabwe não é o Iraque, nem o Afeganistão... Serão as sanções económicas suficientes e não irão elas atingir mais as populações que o próprio Mugabe?
.

Como se não fosse escandalosa a pacividade da comunidade internacional, acabo de ler este post do Devaneios. Muito me espanta como pode o PCP aprovar este tipo de conduta e este tipo de regime, abstendo-se num voto de condenação à actual situação política no Zimbabwe.
.
O caso de Mugabe só reforça a minha ideia que existe uma dicotomia hipócrita, entre ditadores mauzinhos e bonzinhos, que só tem a ver com os interesses estratégicos das grandes potências. Para uns a guerra, para outros sanções económicas ou para outros ainda, meros puxões de orelhas. Vamos ver o que acontece no Zimbabwe...
.

Sem comentários: