domingo, janeiro 28, 2007

Referendo: Citações a ponderar I

.
A partir de hoje, e até à realização do referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, vou publicar no blog, algumas citações que me parecem importantes, para a reflexão que esta questão deve suscitar. Aqui fica a primeira citação:
.
«Creio que é compatível o voto na despenalização e ser - por pensamentos, palavras e obra - pela cultura da vida em todas as circunstâncias e contra o aborto. O "SIM" à despenalização da interrupção voluntária da gravidez, dentro das dez semanas, é contra o sofrimento das mulheres redobrado com a sua criminalização. Não pode ser confundido com a apologia da cultura da morte, embora haja sempre doidos e doidas para tudo.»

«Parece-me exorbitante ameaçar os católicos que votem "sim" com a excomunhão. Comparar o aborto ao terrorismo é fazer das mulheres aliadas da Al-Qaeda. A retórica deve ter limites.»

Frei Bento Domingues, Público 28/01/2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástico! A tua iniciativa, em primeiro lugar ;) mas sobretudo a coragem de quem, no seio da Igreja Católica, tem a ousadia e, acima de tudo, o desassombro em fazer declarações destas. Frei Bento Domingues já era uma das pouquíssimas figuras dentro da Igreja cujas opiniões eu respeitava. Agora merece a nossa admiração!

Anónimo disse...

Aqui fica demonstrado que a Igreja é uma instituição plural! Mas todos somos a favor da vida. E quer o sim ganhe quer perca, estaremos todos juntos na luta contra o aborto. Contra as razões que obrigam as mulheres a abortar, mas também contra as razões de quem ache que o aborto én um direito.