domingo, agosto 13, 2006

Chamas e mais chamas

À medida que saia de Lisboa e entrava no distrito de Santarém, sentia o intenso cheiro a queimado e olhava o fumo que cobria o horizonte. Os incêndios são um tema recorrente todos os verões, infelizmente. Porquê? A explicação do povo é bem simples, “os incendiários”, e eu pergunto quantos pirómanos há em Portugal por m2? Qual é a probabilidade de 1 em cada 10 portugueses virar pirómano? Não seria melhor, que as pessoas que falam à boca cheia dos incendiários olhassem para as suas próprias atitudes?
Porque é que não deixam de usar as matas como lixeira pública? Caso não saibam colchões, electrodomésticos e sofás são um bocadinho inflamáveis… isto para não falar dos vestígios de piqueniques e das beatas acesas atiradas das janelas dos automóveis.
Mas este é só um dos lados da questão. Onde está o chamado ordenamento florestal, sucessivamente prometido, por governo atrás de governo? Porque é que nunca foi esclarecida e investigada a fundo, a questão dos privados que enriquecem à custa dos incêndios?
Falo nisto, porque recordo uma reportagem da RTP há uns anos, que revelava as quantias astronómicas cobradas ao estado português por empresas privadas, pelo aluguer de meios aéreos de combate aos incêndios. Aliás essa reportagem, continha testemunhos muito interessantes de engenheiros florestais, que explicavam até que ponto a nossa floresta propiciava a propagação de incêndios, pela falta de planos de ordenamento florestal.
Em suma, nada foi feito. O que foi dito há 4 ou 6 anos, podia ser dito hoje… Entretanto a nossa floresta vai sendo tristemente consumida pelas chamas! Por quanto tempo, mais?

3 comentários:

Anónimo disse...

Também vi essa reportagem. Lembro-me, para além do que contas, sobretudo de uma parte onde contavam como são muitas vezes os próprios bombeiros os donos de material privado alugado ao Estado para o combate a incêndios; ou seja, quem é suposto combater o fogo tem interesse em que ele se mantenha...

Hopes disse...

Essa é uma das questões a que me refiro. Só não percebo, porque foi convenientemente "metida na gaveta"... Obrigado pelo comentário

Anónimo disse...

Foi metida na gaveta porque convém... há gente importante metida ao barulho. O "factor C" é a coisa mais poderosa que existe neste país.