quarta-feira, setembro 01, 2010

"They say carbon dioxide is pollution, we say it's life"

Eu escrevo muitos posts sobre corrupção e sobre uma certa elite que domina quem nos governa, afastando a democracia do ideal de bem comum, ao ponto de quem me lê já me achar chata. Diria mais, ao ponto de até eu própria achar que me estou a repetir e a ser chata. Mas depois aparecem pérolas como este vídeo, que me prova que a minha insistência tem razão de ser e que se trata de um problema muito sério. Este vídeo é de uma campanha promocional que passou na televisão nacional nos EUA:



É uma completa e aburda distorção da realidade, procurando desmentir o fenómeno do aquecimento global e da própria poluição provocada pelo dióxido de carbono. Sinceramente quando ouvi o que se diz sobre o dióxido de carbono, até pensei que tinha percebido mal. Mas constatei de boca aberta que se diz mesmo que nós precisamos do dióxido de carbono e que o libertamos e as plantas absorvem, como o ciclo normal da natureza. Isto enquanto se refere o futuro das nossas criancinhas, que aparecem a soprar bolhas de sabão... Convenientemente não se diz que com os niveis de poluição que temos e a própria deflorestação, o dióxido de carbono em excesso não é absorvido! Isto é qualquer coisa de tão evidente, que até as crianças aprendem no 1º ciclo... No entanto, o sistema permite que esta campanha passe na TV com a mais pura verdade, manipulando a opinião pública com marketing desonesto.

Porque é que este campanha passa? É muito simples de explicar. Foi concebida por uma organização americana chamada "Competitive Enterprise Institute - Free Markets and Limited Government", que se diverte a contestar o aquecimento global e as políticas ambientais que defendem a reducção de CO2, fazendo lobbie junto dos políticos norte-americanos. Curiosamente é financiada por grandes companhias petroliferas como a Exxon Mobil, que têm muitos milhões a ganhar com a produção de CO2 e muito pouco a ganhar com o futuro do planeta, o clima e o ar que nós respiramos e que as futuras gerações vão herdar... É a isto que a deturpação da democracia chegou, não existe defesa do bem comum, mas sim um sistema ao serviço das elites económicas.

Sem comentários: