sábado, agosto 09, 2008

E assim, começa mais uma guerra...

Enquanto estávamos todos distraídos com os sequestradores do BES e com a abertura dos jogos olímpicos, começa uma guerra. Uma guerra passada para ultimo plano pelas nossas televisões, como se um sequestro pudesse ser mais importante que a morte de 1600 inocentes só nas primeiras horas deste conflito.


Bem que gostava de escrever um post que explicasse a situação da Ossétia do Sul e o conflito entre a Geórgia e a Rússia, mas não tenho informação suficiente para o fazer. Os meus conhecimentos de geopolítica no Cáucaso são limitados. Mas uma coisa eu sei, o estatuto indefinido da Ossétia da Sul, entalada entre Geórgia e Rússia era um barril de pólvora à espera de explodir. Mais um conflito que as Nações Unidas não conseguiram evitar.

Outro facto evidente é que uma Rússia afrontada, dificilmente irá ceder seja no que for. A Geórgia conta com o apoio declarado dos EUA, mas até onde irá esse apoio não se sabe. O Presidente da Geórgia parece-me persistente, hiperactivo como é descrito num artigo no Nytimes, não me parece estar muito preocupado com os cidadãos do seu país. Com velhos ressentimentos dos tempos da guerra fria a despontar, sei o suficiente para temer o pior...

Como sempre, sofrem os inocentes que não têm para onde fugir...

Sem comentários: