sábado, julho 19, 2008

Um calor que não se pode...

Não sei se já reparam mas está calor, muito mesmo, insuportável mesmo. Provavelmente não me queixaria se a minha casa tivesse ar condicionado. Como a maioria das casas dos portugueses, não tem. Nem tem sequer, como a maioria das casas dos portugueses conforto térmico ou racionalização térmica, ou lá qual seja o termo técnico para dizer que uma casa é estupidamente quente no verão e absurdamente fria no inverno.



E quem é que se preocupa com isso, além dos próprios, ninguém... Aliás eu diria que nem os próprios se preocupam muito com o conforto térmico, estão demasiado ocupados a contar os tostõeszinhos do seu parco salário, para tentar enfrentar a espiral inflacionista. Podem nem saber o que é a espiral inflacionista, mas sabem que o dinheiro não chega para pagar as contas.


Será que já repararam que apesar do IVA ter descido 1%, os preços não desceram? Será que repararam que o barril de petróleo desceu 11 dólares, mas na bomba de gasolina continuam a pagar o mesmo? Será que já reparam há quantos anos não têm um aumento salarial, enquanto a Galp, o BCP, a EDP e afins tiveram milhões de lucro o ano passado? Será que sabem que podem ter de trabalhar 12 horas sucessivas, porque sim? Será que percebem porque é o governo passou à pressa e no ultimo dia antes das ferias parlamentares, o novo regime de contratação em funções publicas?


Acho que não, o Zé e a Maria já transpiram de felicidade se encontrarem um pedaço de areia vazio onde estender a toalha. Porque lá em casa, está um calor que não se pode...

Sem comentários: