quarta-feira, julho 23, 2008

Será o fim da impunidade?

Na semana passada foi emitido um mandato de captura para Omar al-Bashir, pelo Tribunal Penal Internacional, por crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídio. Cinco anos depois de massacres, violações, extermínios, imposição de deslocações forçadas, este senhor é finalmente chamado a responder pelos seus crimes.


Claro que na prática ninguém o irá prender, porque seria necessária a aprovação unânime do Conselho de segurança e os magníficos líderes não querem abrir o precedente que um chefe de Estado em exercício possa ser julgado pelo tribunal penal internacional. Imaginem o corropio de julgamentos... Não queremos tal coisa!



Apesar de tudo, só me posso congratular com esta notícia. O procurador Luís Moreno-Ocampo fez um excelente trabalho, um verdadeiro herói (já que o conceito está na moda, porque não aplicá-lo fora do mundo do futebol?). Espero que Bashir seja um de muitos. Esperança essa que aumenta ao verificar que também Radovan Karadzic , será julgado pelo Tribunal Penal Internacional, esse pelo menos já capturado.
Será o fim da impunidade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Não sei se será o fim da impunidade...isso seria ser muito sonhador...mas fico como tu contente... que pelo menos do lado dos perdedores... alguém vá publicamente justificar porque é que autorizou liquidar 8 mil muculmanos bósnios.