sexta-feira, julho 11, 2008

Robin Hood riding to the glen, feared by the bad loved by the good, Robin Hood, Robin Hood!!

O nosso Primeiro-Ministro, quiçá num processo complexo de introspecção e regresso à infância, recuperou a mítica personagem do Robin dos Bosques e introduziu-a na sua política governativa. Mas será que está bem lembrado da personagem? Certamente da música da série de TV, recorda-se:

«Robin Hood, Robin Hood riding through the glen. Robin Hood, Robin Hood with his Merry Men! Steals from the rich, Gives to the poor, Robin Hood... feared by the bad loved by the good, Robin Hood, Robin Hood!!»

Semelhanças com a governação socialista? Nenhumas, só nas complexas introspecções do Primeiro-Ministro pode existir alguma confusão. Cá para mim, Sócrates deve ter uma memória deturpada da música, numa coisa do género:

«Robin Hood, Robin Hood riding through the glen. Robin Hood, Robin Hood with his Merry Men! Steals from the poor, Gives to the rich, Robin Hood... feared by the good loved by the bad, Robin Hood, Robin Hood!!»

Quem se lembra do Robin dos Bosques, não consegue perceber como é que retirar 25% de um lucro especulativo da Galp tem alguma coisa de "robin hoodesco". Primeiro porque o lucro especulativo da Galp, se estivéssemos numa sociedade justa nem devia ter lugar, porque se baseia não no preço real do petróleo, mas nos mercados bolsistas, prejudicando todos os consumidores. "Robin Hoodesco" seria não permitir esta situação. No fundo o que o governo diz é, continuem a ludibriar os consumidores e nós ficamos com 25%. E pior, na prática, o que a Galp irá fazer, será aumentar os preços junto dos consumidores para obter esses 25%, que irá entregar ao Estado sem perder qualquer lucro. Quem é que rouba a quem? Isto parece-me mais uma ideia que o Sheriff de Nottingham teria...

Passemos à parte do que o Primeiro-Ministro Robin dos Bosques vai dar aos pobres:
Aumento da acção social escolar - não tenho nada a apontar, parece-me muito positivo, só espero que os pais não esbarrem no processo burocrático dos pedidos de atribuição destes subsídios.
Redução do IMI e dedução dos juros com amortizações de casa no IRS - muito bem, mas eu só pergunto, será que os portugueses que mais precisam de ajuda contraíram algum empréstimo para habitação ou pagam IMI ou chegarão a pagar algum IRS?

Não discuto que estas medidas não tenham aspectos positivos, mas onde é que está a protecção social aos pensionistas, aos desempregados, aos trabalhadores precários? Medidas que promovam o emprego? Aumento das reformas? Aumento intercalar dos salários? Regulação do mercado dos combustíveis? Combate à inflação? Taxar com mais justiça os lucros da Banca? Isso sim seria alguma coisa que o Robin Hood, faria...

1 comentário:

Bruno Ramalho disse...

mas há dúvidas que o povo vá esbarrar na burocracia? LOL ;D