quarta-feira, julho 30, 2008

O motivo mais torpe que eu já vi...

Quando uma pessoa pensa que já leu de tudo, surgem notícias destas:



O indivíduo que baleou os vizinhos por acreditar que um deles, pelo facto de ser homossexual, estaria a sodomizar o seu gato foi ontem condenado, no Tribunal São João Novo, Porto, a cinco anos e seis meses de prisão efectiva. José Maria Correia, 53 anos, empregado de mesa, foi condenado por homicídio na forma tentada e detenção de arma proibida.


(...) Provou-se que José Correia acreditava que a pessoa no pátio era José Pedro e estava convicto de que "este era homossexual e que pudesse ter havido contactos de natureza sexual entre o vizinho e o gato". No seguimento dos disparos, Anabela Cruz, professora, foi submetida a intervenção cirúrgica.


O tribunal considerou que o arguido, durante o julgamento, esteve "profundamente desconcertante" e com "comportamento homofóbico". Durante as buscas policiais foram encontradas 38 munições em casa do arguido, conhecido por "Zé Pistoleiro", como contou uma tia da ofendida. O juiz-presidente, João Amaral, considerou que o motivo que desencadeou os factos "é torpe". "Dar um tiro em alguém por ser homossexual e por supostamente ter tido relações sexuais com um gato que ajudou a resgatar, e por isso o animal ter ficado homossexual, é talvez o motivo mais torpe que eu já vi na minha vida", frisou o juiz. Esse motivo é revelador "de uma insensibilidade atroz pela pessoa humana", referiu João Amaral, lembrando o caso do transexual Gisberta, que morreu às mãos de jovens menores e comparando o comportamento destas com o do arguido.


Suponho que a primeira reacção a esta imbecilidade, seja rir à gargalhada do rídiculo da situação. Mas depois há que relembrar o caso Gisberta e o problema da homofobia em Portugal. Há muito a fazer para alterar mentalidades no nosso país.
Enquanto aqui mesmo ao lado, já se avançou no sentido da igualdade de direitos, permitindo o casamento entre pessoas do mesmo sexo, nós aqui temos tipos que alvejam homossexuais supostamente sodomizadores de gatos e porque a coisa pega-se...

Estamos bonitos, estamos...

1 comentário:

Anónimo disse...

Era bom que fosse já no dia 10 de Outubro, não era?