terça-feira, julho 15, 2008

"Just shoot them..."

A semana passada, a Visão publicou opiniões de alguns economistas sobre a crise económica que atravessamos. Todos apontam como causa, o mercado financeiro. Aqui ficam algumas citações que achei interessantes:


«MARTIN WOLF: Parece pouca vergonha das pessoas que ganham vastas somas nos mercados dizerem: «A culpa é dos reguladores que não nos impediram de fazer isso.» Ainda assim, também temos de olhar para as autoridades. E há duas grandes linhas. Uma: a culpa é de Greenspan - a política monetária foi demasiado liberal durante muito tempo, particularmente depois de a última bolha ter rebentado, e isso criou condições para a próxima; e a segunda é que o regime regulador não foi suficientemente duro. Há alguma verdade em ambos os pontos, mas são exagerados. Não acredito que haja alguma política monetária que pudesse deter a bolha dos preços imobiliários a que assistimos.»


Deter, talvez não, mas se o regime regulador fosse duro, não estavamos em tão maus lençóis. E quem são afinal, os culpados perguntamos todos?


«ANATOLE KALETSKY; Bem, os accionistas do Citibank e do Bear Stearns foram punidos, mas não eram eles que estavam a tomar decisões. Quem tomava as decisões eram os directores.

GE0RGE SOROS: Porque não dar-lhes um tiro?

ANATOLE KALETSKY; Bem, eu ia sugerir qualquer coisa quase tão radical. Os presidentes do Citigroup, Merrill Lynch e Bear Stearns deviam ficar numa posição similar à de alguém que leva uma empresa à falência; deviam ter sido responsabilizados com uma parte significativa da sua riqueza.»


Pois, era mais fácil alvejá-los do que chamá-los à responsabilidade. Mas quando o Estado cede aos lobbies financeiros, que poder é que regula ou que responsabiliza? Foi este o caminho a que o neo-liberalismo nos levou, e as consequências são desastrosas e estão à vista...


Sem comentários: