domingo, julho 27, 2008

A espectacularidade do Ciclismo

No dia em que termina o Tour, achei interessante falar um bocadinho de ciclismo. Não vou falar do Tour deste ano, porque não pude acompanhar como queria. Vou só explicar como aprendi a gostar de ciclismo, uma modalidade sempre remetida para segundo plano no país do futebol. E aprendi a gostar, porque um excelente comentador chamado Marco Chagas, mais que comentar explica o que é modalidade, os pormenores técnicos e o que motiva determinada equipa ou ciclista. Quem vê futebol não deve compreender o que eu estou a dizer, porque os comentadores de futebol da TV são incapazes de ensinar seja o que for… mas isto é um aparte.




O importante é que fico grata ao Marco Chagas, aprendi imenso sobre a modalidade e sobre o espírito de equipa e de trabalho que se exige aos ciclistas, cujo esforço aprendi a admirar. A imagem do ciclismo tem sido muito abalada por sucessivos escândalos de doping. Existe um controlo muito rigoroso, muito maior do que acontece noutras modalidades, mas não é motivo para fazer das excepções a regra. Eu por mim, não me vou esquecer daqueles homens que fazem uma subida aos Alpes, parecer fácil: Carlos Sastre, Alberto Contador, Lance Armstrong, Marco Pantani e tantos outros…


E se não sabem quem eles são, não sabem o que têm andado a perder….


2 comentários:

Anónimo disse...

Hopes,

O Marco Chagas foi um maiores ciclistas portugueses da minha geração! Não ouvi a reportagem...mas acredito que tenha sido um grande prémio da montanha!

Anónimo disse...

Pois eu cá pensava como tu e sentia o ciclismo como tu, mas deixei de pensar e sentir precisamente por causa do doping... porque é algo que se tornou tão generalizado na modalidade, mesmo com os controlos apertados de que falas, que actualmente quando alguém ganha não se sabe se foi uma vitória é limpa ou não.
Quando até o Lance Armstrong sente a necessidade de regressar para provar que não se dopou (acredito piamente que não), isso diz muita coisa.