quinta-feira, outubro 25, 2007

Incêndios e alterações climáticas

«Os catastróficos incêndios que há quatro dias devastam o Sul da Califórnia correspondem ao que já vinha a ser previsto pelos climatologistas. "É exactamente o que tínhamos dito que iria acontecer, tanto em previsões de curto prazo para este ano quanto em relação aos padrões de longo prazo que podem ser ligados às alterações globais de clima", disse o bioclimatologista Ronald Neilson, professor da Universidade do Estado de Oregon, EUA.

Os fogos na Califórnia já destruíram 1500 casas e forçaram a evacuação de meio milhão de pessoas, a maior evacuação da história do estado.


(...) Para Neilson, partes dos Estados Unidos podem vir a sofrer períodos de maior precipitação, seguidos de outros mais secos do que o normal: "À medida em que o planeta aquece, mais água se evapora dos oceanos e essa água tem cair nalgum lugar como precipitação", disse. "Isso pode levar, em certas alturas, a um maior crescimento da vegetação... Mas o aquecimento global e outras forças climáticas também vão criar secas periódicas. Se aparece uma fonte de ignição durante estes períodos, os incêndios podem tornar-se explosivos".

Para Neilson, "No futuro, incêndios catastróficos como o actual na Califórnia podem simplesmente ser uma parte normal da paisagem."


Em estudos realizados há cinco anos, Neilson e outros investigadores da Universidade do Estado do Oregon previram que o Oeste americano poderia tornar-se ao mesmo tempo mais húmido e mais seco no próximo século, condições que iriam levar a incêndios muito maiores do que jamais foram vistos na história recente.»


In "Esquerda Net"


Pois é, parece que não cumprir o Protocolo de Quioto e ignorar o problema das alterações climáticas, não foi lá muito boa ideia...

4 comentários:

Unknown disse...

a assinatura ou não do protocolo de quioto não é principal razão para tudo isto que acontece. é certo que contribui mas não a uma escala tão grande quanto se quer fazer crer e mostrar. na natureza sempre houve estes ciclos e muitos aconteceram mesmo antes do homem por cá andar e assim continuará a ser.

beijinhos bons

Hopes disse...

Márcio,

Lamento discordar, mas fenómenos como o Katrina e incêndios desta dimensão não são fenómenos naturais ditos "normais". Não se pode falar do "sempre houve" nestes casos. As alterações climáticas são consequência da acção humana. Não é por acaso que Al Gore ganhou o Nobel da Paz. Não podemos é deixar-nos enganar por argumentos, que desvalorizam as alterações climáticas e o aquecimento global, em nome de um desenvolvimento económico a qualquer custo.

Anónimo disse...

Al Gore ganhou um oscar com um filme ja conhecido pelos seus 9 erros embora 90% do filme seja real. Aqui há mais de 60 anos houve um mega-tsunami relatado já na televisão, na pré-história assistia-se segundo relatos também a mega erupções vulcãnicas, a cheias, a tufões, incêndios e a tudo mais. o que muitos especialistas querem não é chamar à atenção da humanidade mas sim propagandear grandes lobbies por detrás deles. não digo que a mão do homem não seja em parte causa de muitos desíquilibrios, mas o que acontece é que estes desíquilibrios que agora se assistem, já se assistiam na antiguidade mas tinham o seu ritmo, nós só nos limitamos a acelerar todo este processo. sugiro que procures uma entrevista alargada à notícias magazine do Anthímio de Azevedo. Isto não é só ver a questão dum ponto de vista é pelo menos ver as duas as partes e aceitar o inevitável.

Anónimo disse...

olà , hoje deveria reagir de qualquer maneira , para fazer a seguinte observação: a mudança climatica é bastante real ao ponto que um françês de origem libaneza , patrão da maior frota de navios porta-contentores ne Europa que diz: "eu estou jà a fazer os meus calculos e estimaçoes do ganho de percurso dos navios que chegarão em breve pelo polo norte em vez de passar pelo lado sul , em proveniência da China e da India , o desaparecimento da calota polar vai fazer a minha familia rica para sempre"; (sem comentàrios...)byke.