quinta-feira, setembro 13, 2007

Critérios diplomáticos...

.

A visita do Dalai Lama vem recordar-nos a profunda hipocrisia que preside às relações diplomáticas internacionais. Todos os governos gostam de falar de direitos humanos, até que os sagrados interesses económicos se levantam.

E o que me irrita, é que pensam que nós os cidadãos, temos que aceitar isso como óbvio, sem mais explicações. Teremos que continuar a aceitar esta inversão de valores, como se fosse a ordem natural das coisas? Até Jerónimo de Sousa parece achar que sim.

Não é isto a “real politik”? A mesma noção de diplomacia que diz ser aceitável receber um ditador sanguinário como Robert Mugabe, mas que é obviamente inadmissível receber o líder espiritual, pacifista de um país ocupado? (como tão bem aponta Miguel Vale de Almeida) Pelo menos, poupem-nos à tentativa de vender este argumento como óbvio ou ética e moralmente aceitável. É que ninguém compra…

Convém recordar o tipo de barbaridades que esta quase "personna non grata" afirma:

«
Na conferência de imprensa que Dalai Lama deu hoje em Lisboa, a mensagem foi a de promoção do “diálogo espiritual”. Respondendo a uma questão sobre o conflito no Darfur, Dalai Lama afirmou que acima de tudo é preciso incrementar o diálogo e impedir o armamento das populações.

Extrapolando para outros conflitos mundiais, desafiou todos os presentes a ouvir mais e discutir menos: “Sempre que houver uma discussão ou um conflito, em vez de usarem a violência, conheçam-se, falem, ouçam… incluindo o Bin Laden.”


Dalai Lama enfatizou a importância de perceber os diferentes pontos de vista e chegar a um compromisso. O líder espiritual recordou a tragédia do 11 de Setembro para defender que não se pode confundir religião com terrorismo: “Há pessoas más no Islamismo, no Catolicismo, no Budismo. Não podemos generalizar.”»


Pois é... gente que nitidamente não interessa!


1 comentário:

Bruno Ramalho disse...

sem comentários... tenho acompanhado esta história nas notícias todos os dias... e é triste... é sempre baixar as calcinhas aos interesses económicos. Ainda quero ver como vai ficar o Tratado Europeu e a Polónia. Ouvi dizer hoje que o Pimeiro-Ministro anda para aqueles lados em conversações... até quero ver!! o_0