A Europa dos cidadãos?
.
É engraçado como as nossas televisões, têm mostrado a Presidência Portuguesa da UE, sem nunca realmente falar do que significa a ideia de Europa. Quantas vezes ouvimos falar da Europa dos direitos humanos, das liberdades e garantias dos cidadãos europeus? Não ouvimos, claro. Não fôssemos chegar à conclusão que esta UE é cada vez menos dos cidadãos, para ser cada vez mais a Europa da liberalização económica…
É a Europa que não querer ouvir a voz dos seus cidadãos em referendo. E vejo agora, via Devaneios Desintéricos, que é também a Europa que admite a um país membro, uma cláusula de excepção moral, para que os seus cidadãos não possam recorrer às instâncias judiciais europeias, para fazerem valer os seus Direitos Fundamentais.
Este país é a Polónia e o objectivo é que esta cláusula integre o Tratado Europeu, permitindo uma total impunidade, em matéria de direitos humanos. Assim o detestável governo Polaco poderá continuar a esmagar liberdades e garantias, perseguindo, discriminando, indo ao ponto de abrir estabelecimentos de cura para homossexuais. Já é grave que nunca a UE tenha advertido a Polónia, mas espantoso mesmo é que se admita esta proposta:
La cláusula, situada en el apartado 18 del documento, lo deja claro: "
Estou curiosa quanto ao cenário que se segue. Mas se bem conhecemos Barroso e Sócrates, não será esta cláusula que vai impedir a assinatura do Tratado, a bem do futuro da União. O preço a pagar é só a ruptura com os valores e ideais europeus, do respeito pelas liberdades e garantias dos cidadãos. É a altura de ver quanto pesam os direitos humanos, neste jogo de forças…
3 comentários:
Tudo nos vai ser entregue na usual bandeja dourada, amiga Hopes! Como se nada pudesse ter sido melhor. Pelo caminho, hipoteca-se a europa dos direitos humanos mas garante-se o mercado de leste...
PS: Este blog continua a ter das melhores bandas sonoras da blogoesfera :P
Infelizmente, também não tenho ilusões... A Europa do direitos humanos está a ser hipotecada. E quando um país, pede uma clausula de excepção moral, quantos serão os senhores que se seguem?
PS: Muito obrigado pelo elogio à banda sonora! Assim posso ignorar os pedidos de uma voz irada que me pediu para calar o Esnips... lol
Mas diz lá Max, o Ruled by Secrecy, é ou não apropriado? ;)
é absolutamente apropriado. É Muse no seu melhor.
Enviar um comentário