segunda-feira, abril 30, 2007

Eleições em França: em jogo o futuro da esquerda?

.

Os franceses preparam-se para escolher um novo presidente. Está em jogo, na minha opinião, uma orientação política para a Europa. A França sempre constituiu uma espécie de barómetro ideológico e político para os restantes países da União Europeia. Joga-se uma ideia de esquerda e de direita, mas também um estilo pessoal de fazer política.


À direita, Sarkozy radicaliza a luta contra a imigração, com um discurso intolerante e agressivo em nome da identidade nacional. O liberalismo económico é levado ao extremo e a nível internacional, há uma colagem à política externa da administração Bush. Definitivamente, não é esta a ideologia política que eu gostaria de ver como referência, até porque a actuação de Sarkozy, enquanto ministro do Interior, só endureceu a violência e as clivagens sociais. Espero que os franceses não esqueçam o contrato do primeiro emprego, e a tentativa de impor a precariedade laboral como norma.


À esquerda, Sególene Royal, propõe uma ideia de esquerda renovada, próxima do “socialismo de Blair” (e friso, entre aspas…), que contesta, por exemplo a semana de 35 horas de trabalho, mas simultaneamente mantém o discurso social. A proximidade a Blair, assusta-me em Sególene, mas a convicção com que defende um projecto de esquerda que promova a integração e a coesão social, leva-me a dar-lhe o benefício da dúvida. Um motivo de confiança, será sem dúvida, porque a alternativa é Sarkozy. O outro motivo é o meu desejo de ver uma política efectivamente de esquerda na Europa, à semelhança do que fez Zapatero.

Se Sarkozy ganhar, será uma longa caminhada no deserto para a esquerda europeia. Se Sególene ganhar, a esquerda poderá adquirir um novo alento, mas só se, a política que levar a cabo não for a falsa esquerda de Blair e Sócrates. Só o futuro o dirá, para já prefiro manter-me optimista e acreditar em Sególene. A ideia de esquerda precisa definitivamente de ser encarada com seriedade. Apesar das minhas reservas, espero que o seja com Sególene Royal.

Adenda: A ler o Manifesto dos Intelectuais de Esquerda no Libération, ou a tradução aqui.

1 comentário:

gervasio_dionysus disse...

Tens razão! Esse Sarkozy é um xenófobo, achincalhador de muçulmanos, e se fosse comunista era dos que comia mais criançinhas!!! O gajo diz que nem sequer consegue explicar às crianças francesas quais sao as fronteiras do iraque??? Qual é a dificuldade??? Toda a gente sabe que é onde acabam as explosoes!!!
Conclusão: o que o gajo merecia era ser enviado para a Madeira,com 2 muçulmanos, de raça negra, medicados com viagra, dentro de um caixote a dizer "Cuidado! Contém Socrates inimigo mortal da Madeira ps: o gajo põe-se a falar francês só para enganar"