terça-feira, outubro 20, 2009

Conhece este senhor?

2 comentários:

Unknown disse...

A primeira parte, política, e em resumo, Zizek acaba por afirmar que a alternativa que parece impor-se-nos é a de um equilíbrio entre o capitalismo liberal e um socialismo que cuide das áreas onde este capitalismo é incompetente, como as áreas sociais, ambientais e outras.

É uma visão que o neoliberalismo recusa assumir. Veja-se como não hesitam, pelo menos os neoliberais portugueses, em preconceber que a "esquerda-radical" quer um regresso ao passado, pré-muro-de-berlim. O que quanto a mim é um erro.

Essa esquerda, por via da sua inflexibilidade, também parece desejar manter esse mito.

A tal "esquerda-radical", que prefiro de apelidar de "moderna", permite uma sociedade capitalista e liberal desde que esta se mantenha fora das actividades estratégicas de um país, onde as sustentação de um mercado totalmente livre é responsável por variadas injustiças e desigualdades.

Zizek tem uma visão democrática, porque a democracia é mesmo isso, um equilíbrio entre posições e uma gestão de conflito.
ASENSIO

Anónimo disse...

"...um socialismo que cuide das áreas onde este capitalismo é incompetente, como as áreas sociais, ambientais e outras..."

Um pequeno reparo: mais do que ser incompetente é causa. Promove desenvolve: Pobreza, exclusão atentados ambientais.