domingo, junho 17, 2007

"Gimme tha power"

.

Há coisas curiosas… A TVI tem usado como jingle de promoção do Europeu de sub 21, uma adaptação portuguesa da música “Gimme tha power” da banda mexicana Molotov. Não vou falar da questão dos direitos de autor, porque parto do principio que a TVI tenha pensado nisso. O que acho curioso, é a adaptação, não se utilizou o original.


Não queremos que os tugas se ponham a questionar o regime político, enquanto vêem a bola? Pobreza, desigualdade, corrupção, não há cá disso… “O povo unido jamais será vencido”? Molotov, levem a vossa mensagem revolucionária para outro lado. Fiquem com a letra, que nós aproveitamos o resto…

Não é justo, pois não? Tudo isto parece-me muito mal, por isso aqui fica o vídeo original dos Molotov e um excerto da letra.



(…) hay que arrancar el problema de raíz
y cambiar al gobierno de nuestro país.
a la gente que está en la burocracia,
a esa gente que le gustan las migajas.

(…) que nos guachan los puestos del gobierno
hay personas que se están enriqueciendo.
gente que vive en la pobreza,
nadie hace nada
porque a nadie le interesa.

dámele, dámele, dámele, dámele todo el poder


(…)que nos llevan por donde les conviene
y es nuestro sudor lo que los mantiene,
los mantiene comiendo pan caliente,
ese pan, ese pan de nuestra gente.

el pueblo unido jamás será vencido.

3 comentários:

""#$ disse...

Não tendo eu a certeza, mas se bem me lembro o mais espantoso é que este jingle adaptado passado pela TVI foi feito o ano passado para o campeonato da Europa realizado cá em Portugal e foi cantado pelos jogadores da selecção nacional do ano passado...

Hopes disse...

Pedro, isso não sei, sinceramente não me lembro... só agora é que me apercebi que conhecia aquela música de algum lado. Até hesitei em abordar o assunto e pensei que ninguém ia achar a coincidência estranha ou interessante!

Pelos vistos, enganei-me... é bom saber que mais alguém acha isto espantoso... :))

""#$ disse...

Não hesites.