quinta-feira, maio 24, 2007

"Enjeitados"


Hospital católico inaugura "roda dos enjeitados"


O Japão inaugurou este mês um serviço público para recolha de bebés indesejados e a polémica estoirou. A estrutura – que permite que os pais depositem, de forma anónima, a criança para adopção na “caixa dos bebés” construída nas imediações do hospital católico-romano Jikei (na cidade de Kumamoto) – foi criada com o objectivo de desencorajar o aborto ou evitar o abandono, infelizmente comum, de recém-nascidos em locais de risco tais como caixotes do lixo. Mas a primeira criança a dar entrada na “caixa” foi um menino de três anos, perfeitamente consciente da viagem que fez com o pai até ali.


A notícia chocou os líderes políticos do país e levou mesmo o Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a defender publicamente que “depositar uma criança de forma anónima é inaceitável”. Ainda assim, a “caixa dos bebés” está em funcionamento, num conceito que parece recuperar a “roda dos enjeitados”, existente nas Misericórdias dos países do Sul da Europa, entre os séculos XVI e XIX. Os órgãos de comunicação japoneses fizeram bandeira do caso dando conta da história do menino de três anos que se identificou pelo nome e contou como o pai o levou até ali de comboio, o depositou na caixa e de como as enfermeiras o foram buscar depois de soar o alarme que indica que está uma criança no “depósito”.


Este caso devia levar muita gente, a pensar nas consequências de levar a termo uma gravidez não desejada. Qual é o maior crime, interromper uma gravidez até às dez semanas ou deixar uma criança de 3 anos numa roda de enjeitados?


Note-se que esta iniciativa tem como pretexto desencorajar o aborto, com que fundamento ético ou moral, pergunto eu?


2 comentários:

a_lost_soul disse...

desencorajar o aborto? ke moral tem um país com uma elevada taxa de suicidios dizer uma coisa dessas. isto encoraja é a deitar fora indesejados....o ser humano é desprezivel

jokinhas

Dreamer disse...

E realmente deploravel, pensar que alguem aproveite uma "roda dos enjeitados" para deixar uma crianca de 3 anos, ja um bebe, nao e aceitavel, quanto mais uma crianca c/ consciencia do que a rodeia. Desencorajar o aborto para que, se depois o resultado e o que se viu? Realmente quem sofre neste mundo com as nossas consequencias sao as criancas e nao nos.