quarta-feira, novembro 02, 2011

Se a única coisa que consegue fazer é empobrecer o país, saia da nossa zona de conforto

Não bastam as medidas assassinas do Orçamento de Estado para 2012, que são a sentença de morte dos direitos conquistados pelos portugueses no 25 de Abril, temos ainda que ouvir as declarações ignobeis do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado da Juventude. Diz o Sr. Primeiro-Ministro com todas as letras, para que ninguém tenha dúvidas, que só vamos sair da crise empobrecendo. Curioso… tinha ideia que a função dos governos era desenvolver o país e fomentar o crescimento económico. Empobrecer é muito fácil, qualquer idiota consegue, basta eliminar salarios, serviços públicos e despedir gente.

Ah pois, isso Passos Coelho sabe fazer. Que as medidas tomadas e a tomar vão empobrecer o país, já tinhamos percebido, o que não tinhamos percebido é que a personagem que nos governa, acha que as suas competências são essas. Como é que é possivel que um governante não saiba, que fomentando o crescimento economico, aumenta a receita e como tal diminui o defice, aumenta o PIB e assim a capacidade de pagar a dívida?? Devia ter colocado essa frase no programa eleitoral, para quem não sabe ler nas entrelinhas ter percebido bem no que estava a votar. Como não o fez, admita que a única coisa que consegue fazer é empobrecer o país, é incapaz de desempenhar o cargo para o qual foi eleito e portanto, seja honesto pela primeira vez na vida e demita-se. Como se um atestado de incompetência fosse pouco, o Secretário de Estado da Juventude resolve aconselhar os jovens e passo a citar: «Se estamos no desemprego, temos de sair da zona de conforto e ir para além das nossas fronteiras». Tal como o Primeiro-Ministro, este senhor também desconhece que cabe ao governo promover politicas de emprego para os jovens, que aproveitem o seu potencial e que permitam que o seu trabalho faça aumentar o PIB, que o seu IRS constitua uma receita para o Estado e que contribuam para a sustentabilidade da nossa segurança social (ainda por cima num país com a população envelhecida).
Mas isto é assim tão díficil de compreender? E desde quando, é que escolher ficar num país governado por semelhantes pessoas, é escolher ficar na zona de conforto? Pedir aos jovens para emigrarem e abdicar de lutar pelo desenvolvimento do nosso país, só pode ser explicado estatisticamente, o governo pretende ter uma taxa de desemprego mais simpática e menos encargos para a Segurança Social. Se os jovens não emigrarem, a taxa de desemprego aumenta e isso é capaz de demonstrar que os resultados das medidas do governo são desastrosos e incompetentes… Pois eu tenho uma ideia melhor, e que tal, o Sr. Primeiro-Ministro, o Sr. Secretário de Estado da Juventude e restante equipa governativa, deixarem a nossa zona de conforto e emigrarem? Passamos bem sem a vossa incompetencia na nossa zona de conforto, nem para ganharem o titulo de pior governo da República vos queremos cá…

Legenda: O vídeo que tão bem resume o orçamento de estado é da autoria dos Precários Inflexíveis.

3 comentários:

Anónimo disse...

As declarações do Secretário de estado são particularmente ignóbeis.
Quanto ao nosso PM, acho que descontextualizaste um pouco as suas declarações. Depois de ler o link, num primeiro impulso pensei em demagogia tua, mas calma que não te estou a acusar disso: acho é que não justificaste o teu raciocínio, e eu até concordo contigo, e percebo ou acho que percebo o que estás a pensar (é mais fácil entre gauleses habitantes do mesmo obscuro e irredutível recanto da blogosfera).
Quanto ao senhor, eu até percebo o que ele está a dizer - o que é infinitamente mais fácil por ele ser de uma probreza intelectual a toda a prova - simplesmente não concordo, não posso concordar, o que ele propõe nem sequer faz sentido.

Hopes disse...

Caro Gaulês, independentemente do contexto em que a frase foi proferida, as medidas tomadas falam por si e têm de facto, como consequência empobrecer o país (sobretudo os elementos mais frágeis). As medidas justificam o meu racíocinio, a estratégia é a pobreza. Quando o que se espera de um governo é que fomente o desenvolvimento económico, e para isso não há uma única medida no orçamento... Demagogia não, dureza nas críticas sim: é incompetência e motivo de demissão.

Anónimo disse...

Para ser totalmente claro:
Não é incompetência, é falta de competência, ou de conhecimentos ou habilidade, o que para mim é pior. Como já li algures, cortar a eito é algo que qualquer miúdo que já saiba fazer contas consegue.
Eu acho que ele se insere em todas as categorias anteriores, sem que isso seja de forma alguma atenuante para a sua conduta - a não ser que pudesse ser declarado inimputável, classificação em que seguramente cai o Ministro da Economia e os autores do estudo para a castanhada no sector dos transportes, defendendo a extinção de carreiras da Carris (!), o fecho do Metro às 23h (!!), a redução do número de carruagens (!!!), a diminuição da velocidade máxima para 40 km/h (!!!), a supressão de travessias do Tejo (!!!!!), a alegação de que os desequilíbrios de contas das empresas de transportes públicos não se resolvem com a reestruturação de um modelo de negócio totalmente desajustado, mas unicamente com o aumento (ainda mais) das tarifas......
E, claro, podia dar exemplos similares de inimputabilidade para os restantes ministros (o da Saúde e os seus estudos sobre os cortes à machadada - é sempre em estudos pseudo-técnicos e pseudo-independentes que esta malta se resguarda - sobe-me particularmente aos nervos)