domingo, novembro 15, 2009

Repetições

Porque será tão difícil escrever algo de novo? Será porque os problemas se repetem, indefinidamente, sem solução aparente. Ou melhor a solução aparente existe, nunca existe é a coragem politica para a levar a cabo, porque há sempre algum tipo de poder que não pode ser afrontado. Os problemas perpetuam-se e eu repito-me. Repetem-se os casos de corrupção que nunca serão julgados e que custam milhares de euros. Repetem-se os discursos a favor do congelamento de salários, no país com o nível salarial mais baixo da Europa e os maiores índices de pobreza. Repetem-se as vozes da hierarquia católica a querer hipocritamente imiscuir-se na vida privada dos cidadãos, como se os direitos pudessem ser referendados ou negados em nome de qualquer religião. E eu repito-me a manifestar a minha indignação, contra a falta de coragem politica e contra os poderes que não podem ser afrontados.

Estes são os nossos problemas à espera de solução, mas outros há mais graves por esse mundo fora, todos à espera de solução. Hoje acordei com um documentário sobre a faixa de Gaza, com os efeitos das bombas de fósforo em pessoas de carne e osso. Sabiam que o fósforo corrói a pele, os tecidos até chegar ao osso, até em ultima instancia o paciente ter que ser amputado. É cruel demais para ser verdade, mas é verdade. Quase tão cruel como dizer a uma família que se aloje numa só casa onde estarão a salvo, para depois os bombardear e dizimar todos. Menos cruel será construir muros e privar as pessoas do acesso à água, com racionamentos e preços incomportáveis. E lá estou eu a repetir-me, já falei do médio oriente tantas vezes. E são mais os poderes que não podem ser afrontados.

Sem comentários: