domingo, julho 12, 2009

Hipocrisias...

Acho que este post vai ser uma espécie de rescaldo da semana. A nível nacional, e uma vez que já falei do Ronaldo, falta destacar o triste final da comissão de inquérito ao BPN. Quando toda a gente ouviu evidencias mais que suficientes do desleixo da supervisão do Banco de Portugal, o PS protege um dos seus e mais uma vez as responsabilidades ficam por atribuir. Pelo menos os trabalhos da Comissão tiveram alguma cobertura televisiva, que permitiu às pessoas perceberem alguns dos esquemas fraudulentos que a alta finança utiliza, com a complacência da Supervisão. Esperar que o sentido de justiça e o peso dos factos superassem os interesses partidários, era de facto pedir de mais… Assim não será surpreendente o descrédito da imagem dos partidos juntos dos eleitores.


A nível internacional, não posso deixar de falar na escolha da cidade de L’Aquilla para receber a cimeira do G8. As cimeiras do G8 já são escandalosas sessões de prepotência e manutenção de “status quo”, mas é preciso serem também insultuosas para populações que perderam tudo e vivem ainda em tendas? Não é indecente? Qual é o objectivo é para que não existam manifestações, dado à dificuldade de acessos e inexistência de infra-estruturas, pouco importando como isso prejudica quem lá tem de viver? Ou é alguma exibição de um Berlusconi que acha que está a lidar com a situação de L’Aquilla de uma forma brilhante? Ou será um pretexto para os líderes do G8 demonstrarem caridade com os pobres e desfavorecidos? Devia existir algum limite para a hipocrisia…

4 comentários:

Unknown disse...

Hopes, não te esqueças que o que estava na berlinda na comissão de inquérito ao BPN eram as falcatruas dos dirigentes do banco e SLN. Vítor Constâncio, por muito má que tenha sido a supervisão, e foi, não estava em causa. Isso seria tema para outras comissões e debates.

Trazer o BdP e Constâncio para a frente do problema é uma manobra política que interessa à oposição. Já ao PS não interessa nada...
ASENSIO

sabine disse...

Claro que ao PS não interessa. Mas ilibar Constâncio é bom?!

Hopes disse...

Caro C3H8,

Não estou de modo algum a esquecer-me das falcatruas dos dirigentes do BPN e da SLN, são tao evidentes que nem vale a pena discutir. Faz-me muito mais confusão que o Banco de Portugal não tenha visto e que o PS esconda isso debaixo do tapete.

Claro que há partidos que estão a instrumentalizar tudo isto, mas isso não invalida que mais uma vez os interesses partidários se tenham sobreposto ao interesse público e à verdade dos factos. Se Vítor Constâncio tivesse outro cartão partidário, a história seria contada de outra maneira... e é isso que eu condeno.

Cara Sabine,

Ilibar Constâncio desta forma nunca poderá ser bom!

Unknown disse...

Não estou de modo algum a esquecer-me das falcatruas dos dirigentes do BPN e da SLN, são tao evidentes que nem vale a pena discutir.

Vale a pena discutir sim porque é "só" isso que estava em causa na comissão parlamentar.

Faz-me muito mais confusão que o Banco de Portugal não tenha visto e que o PS esconda isso debaixo do tapete.

A mim também me embaraça a constância supervisão, mas não é nesta comissão que se deve ilibar ou culpabilizar o BdP.

É preciso discutir a opção do Estado em se distanciar dos "recursos" estratégicos do País, como a banca, e optar por uma muito displicente, barata e jarreta supervisão. Este debate é muito mais profundo. Conhecer a atitude de Constâncio e da Instituição que dirige perante os tratantes do BPN apenas pode servir para trazer essa discussão para cima da mesa. Nunca para ilibar ou condenar Constâncio.

Depois de se agarrarem os gestores do BPN então sim, passemos à supervisão.
ASENSIO