terça-feira, dezembro 16, 2008

E viva a Alta Finança!

Já há algum tempo que não amesquinho a alta finança. Com sucessivos escândalos impunha-se mais um post. Pelos vistos, nada como uma crise financeira para os podres do sistema virem ao de cima. Ficamos a saber que existem senhores premiados com 10 mil euros/dia, porque tiveram um enorme sucesso a elaborar fantásticas engenharias financeiras, que envolvem offshores, especulações bolsistas e mais umas coisinhas profundamente ilegais. Coisas que até têm nomes sonantes como Insider Trading... Contentes devem ter ficado os milhares de Tugas, que levam as suas vidinhas a trabalhar arduamente no cumprimento da Lei e nem dez mil euros ganham por ano. Ah... o capitalismo neo-liberal é uma coisa tão bonita!


Quem partilha desta opinião, é aquele senhor americano, o Bernard Madoff, também ele generosamente remunerado e premiado por cometer as mais impressionantes engenharias financeiras, curiosamente ilegais. Antes génio da Finança e agora, pós-crise financeira, vai-se a ver... um caloteiro do caraças. Não fosse a crise, ninguém descobria a falcatrua na ordem de 50 milhões de dólares. Só me pergunto, como é que essa coisa tão bonita que é o capitalismo neoliberal, permitiu que a ilustre elite financeira perdesse assim 50 milhões de dólares... Mas nada temam, o Estado cá está para salvar os vossos traseiros milionários!!

Nota: Felizmente há quem faça melhores piadas e sem usar a expressão "traseiros milionários". Vale a pena ver o génio dos Contemporâneos aqui.


Sem comentários: