sábado, novembro 15, 2008

Ainda a avaliação dos Professores

Os Professores voltaram a sair à rua, em mais uma impressionante manifestação contra a Ministra da Educação. Vale a pena ouvir o que os Professores contam que se está a passar nas escolas. Tenho ouvido muitas críticas da opinião pública, dizendo que os Professores não querem é ser avaliados como os restantes funcionários, o que me parece injusto.

Os Professores querem ser avaliados, não querem é ser mal avaliados. E se um Professor de Matemática vai avaliar um Professor de Biologia, não é isso que acontece? Colegas avaliados por colegas, que eventualmente disputam a mesma classificação num apertado regime de cotas? Não parece que estes factos possam conduzir a avaliações justas e isentas. Para já não falar das centenas de fichas e grelhas de avaliação, que os Professores passam horas a preencher, quando deviam estar a preparar aulas... Fiquei pasmada, quando uma Professora do ensino básico me contou que é ela que preenche o formulário online de 5 páginas, para pedir o Magalhães, para cada um dos seus alunos e um dos itens a referir é o seu próprio NIB??

O próprio Primeiro-Ministro disse que os Professores nunca antes tinham sido avaliados, o que é escandaloso. Para serem profissionalizados, os Professores passam por um ano de estágio, com dezenas de aulas assistidas por mais que um Professor, todo o material pedagógico produzido é visto e revisto, assim como todas as actividades realizadas. Claro que há Professores não profissionalizados, mas tomar o todo pela parte, é tudo menos justo.

Gostava de saber como iam reagir alunos e pais, se fossem avaliados desta forma?


Fonte da imagem: Blog "We have kaos in the garden"

1 comentário:

Anónimo disse...

vim ca parar depois de procurar poemas de joel henriques...

em breve vou dar um destaque ao seu novo livro.

bom espaço este;)

abraço, colega