sábado, dezembro 08, 2007

O maravilhoso mundo dos Membros da Opus Dei


O que leva um grupo de pessoas a praticarem mortificações e disciplinas diariamente? Porque usam um cilício, praticam o celibato, chicoteiam-se semanalmente, tomam duches frios ou dormem em tábuas de madeira (no caso das mulheres)? Porque abdicam das idas ao cinema, ao teatro, ao futebol, aos concertos e dos livros do Saramago, do Jorge Amado e do Eça de Queirós (Marx e Engels nem se fala...)? E ainda têm que ouvir os sermões dos orientadores espirituais, que lhes chamam a atenção quando andam sozinhos de carro com uma mulher, que até é a própria irmã ou quando choram porque um recém nascido filho de um casal amigo, morreu subitamente na sua casa, porque isso é sinal de fraqueza. Porque não esquecem a Opus Dei no seu testamento?


A revista Sábado tem um artigo em que expõe todos estes rituais e hábitos e tem alguns testemunhos de membros e ex-membros, mas nada no artigo responde às minhas questões. Quais são as motivações de quem adere à Opus Dei? Será a fé, o medo da condenação divina? Ou será uma questão mais materialista? Um dos entrevistados refere que quando abandonou a Opus Dei, as principais dificuldades que enfrentou foram «a falta de meios financeiros quando já não há laços com a instituição e o facto do trabalho estar ligado ao Opus Dei».


O artigo não explica as motivações dos que aderem à Opus Dei, pergunto-me porquê. Porque não se fala da influência da Opus Dei na sociedade e na política portuguesa e nas ligações ao poder económico? Espantosas ascensões na carreira, jogos de influência compensam andar de cilício na perna e um ou outro chicoteamento... Nesta perspectiva as taradices dos fanáticos, já parecem menos psicóticas... afinal não estamos nós numa sociedade materialista que privilegia quem tem poder e influência? Não me falem de fé e de espiritualidade, quando a Opus Dei pede aos seus membros uma referência no seu testamento.


Nota: Mais informações e testemunhos sobre a Opus Dei, neste site: http://www.opuslibros.org/


Sem comentários: