domingo, dezembro 23, 2007

Crónicas Natalícias

«A crónica natalícia moralista costuma apresentar duas ou três críticas recorrentes. Uma diz respeito ao consumismo acéfalo das pessoas. (...) O consumismo acéfalo dos outros é repugnante, sobretudo na medida em que me impede de praticar o meu. Milhares de pessoas embrenhadas no seu consumismo acéfalo, dificultam-me a tarefa de consumir acefalamente, que é extremamente retemperadora para da alma, o que raras vezes se admite.

Outra crítica: a vontade artificial de sermos bondosos, que é tão hipócrita porque dura apenas uma semana e desaparece o resto do ano. A verdade é que a preocupação dos cronistas com a hipocrisia é igualmente hipócrita, porque também dura apenas uma semana e desaparece no resto do ano.»


Ricardo Araújo Pereira, “O fantasma do Natal analisado” in Visão de 20/12/2007


Mas, mas... eu ia escrever um post natalício moralista, que chatice... Mas eu até não consumo muito acefalamente, talvez um bocadinho vá... E quanto à hipocrisia, eu armo-me em moralista o ano todo, não é só durante uma semana. Ah pois, aí é que a carapuça não serve... Por isso vou postar um cartoon extremamente moralista. E mais, vou deixar um link para o post natalício moralista que escrevi o ano passado!


Cartoon de Plantu

1 comentário:

Dreamer disse...

Feliz Natal para a menina, nao consumista!!! Ai desculpa, nao "muito consumista"!
Beijinhos cheios de saudades!