domingo, dezembro 02, 2007

Adeus John Howard

Os australianos recusaram-se a eleger John Howard nas legislativas do passado sábado, preferindo o trabalhista Kevin Rudd. O estilo belicista de Howard, desde o início, um fiel aliado na estratégia da guerra contra o terror de George W. Bush, não convenceu os eleitores. Mas o que os australianos não perdoaram a Howard foi a legislação laboral, as celebres “Work Choices”. Perderam-se direitos laborais básicos, como a contratação colectiva e o direito à greve.


Também não deixa saudades a atitude hostil e conservadora de John Howard, relativamente aos imigrantes, à comunidade aborígene, às minorias e aos países vizinhos asiáticos. Chegou-se ao cúmulo de proibir asilo politico a estrangeiros com o HIV. A sua postura relativamente a Timor-Leste que chegou a ser neocolonialista, também é de má memória.


Resta saber se Kevin Rudd partilha o estilo Tony Blair, que de trabalhista tem pouco e aí as politicas mudarão pouco e os australianos sentir-se-ão defraudados. Infelizmente os eleitores já se começam a habituar...


Nota: Desculpem o post chegar com uma semana de atraso, mas ainda assim tinha de merecer o meu destaque.


Sem comentários: