sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Votar ou não votar

.


No passado domingo, 6 em cada 10 portugueses não foram votar e isso leva-me a perguntar porquê. O que leva alguém a abdicar do direito de voto? Toda a gente tem direito a criticar a política do país, mas fazê-lo, não votando, é que me parece totalmente ineficaz. Primeiro porque as taxas elevadas de abstenção, nunca levaram os governos a fazer rigorosamente nada e muito menos a questionar a forma como encaram a democracia. Segundo porque essa posição política crítica dilui-se, numa massa de pessoas que não vota por preguiça, egoísmo, ou porque se está nas tintas...

Vamos pensar em casos concretos de eleições com uma elevada taxa de abstenção. Algum governo veio dizer "ai que temos de repensar a democracia e a forma como fazemos política"ou "vamos passar a ser sérios e a cumprir as nossas promessas, senão os cidadãos não votam"? Nenhuma alteração de fundo foi levada a cabo. E porquê? Porque ninguém vai interpretar uma não posição. É como uma pergunta a que se responde com o silêncio. Alguém vai interpretar o silêncio como uma crítica, ou vai considerá-lo um consentimento ou uma cumplicidade?

Não será a abstenção uma forma de renunciar ao direito de participação, abdicar da nossa voz ou questionar a própria democracia? A democracia não tem o seu fundamento no voto? Não votar, não é questionar uma forma específica de fazer democracia, é recusar qualquer tipo de democracia. É uma rejeição do direito de escolha. Se eu não me quero pronunciar, estou a deixar que outros decidam por mim. Abdicar do direito de voto é abdicar de um regime que ouça a minha opinião, é permitir que qualquer politica não precise de legitimação. Não é abrir a porta a regimes ditatoriais que não admitem a legitimação política pelo voto?

Eu pessoalmente recuso-me a desistir da democracia abdicando do meu direito de voto. É um regime imperfeito, com muitos vícios e injustiças, que exige grandes mudanças no sentido da equidade, da justiça social e da seriedade política. Mas acredito que as nossas escolhas vão motivar essas reformas. E do poder de escolha, da nossa voz não devemos abdicar...

3 comentários:

Anónimo disse...

Que pena este post não ter atraído comentários...
Força Hopes estou contigo!! :)

Hopes disse...

Ai muito obrigado, António...

A verdade é que nem a excelente parábola da Zymbroska teve comentários... Mas não é para ter comentários, que eu faço os posts. Se eles vierem é bom, quando são comentários de qualidade é optimo, mas se não vierem, não há azar..

Reparaste que eu já coloquei a fonte do cartoon? Aquele site tem alguns bons cartoons, mas os sites que linkas no teu blog são melhores...

Unknown disse...

Cara Hopes,

Sou brasileira e estava fazendo uma pesquisa sobre votos nulos quando deparei-me com o seu post "Votar ou não votar".

Excelente! Você faz uma reflexão objetiva e muito sensata!

Parabéns!