domingo, fevereiro 25, 2007

Isto não é um cliché!!

.
Ter a mania de dar palpites, em noite de Óscares, não é um cliché...

Os meus palpites estão destacados:

Melhor filme | best picture

Babel | Babel
Departed, The | The Departed: Entre Inimigos
Letters from Iwo Jima | Cartas de Iwo Jima
Little Miss Sunshine | Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos
Queen, The | A Rainha


Melhor realização | best director

Alejandro González Iñárritu | Babel
Clint Eastwood | Letters from Iwo Jima
Martin Scorsese | Departed, The
Paul Greengrass | United 93
Stephen Frears | Queen, The

Melhor actor | best actor in a leading role

Forest Whitaker | Last King of Scotland, The
Leonardo DiCaprio | Blood Diamond
Peter O'Toole | Venus
Ryan Gosling | Half Nelson
Will Smith | Pursuit of Happyness, The

Melhor actriz | best actress in a leading role
Helen Mirren | Queen, The
Judi Dench | Notes on a Scandal
Kate Winslet | Little Children
Meryl Streep | Devil Wears Prada, The
Penélope Cruz | Volver

Melhor actor secundário | best actor in a supporting role

Alan Arkin | Little Miss Sunshine
Djimon Hounsou | Blood Diamond
Eddie Murphy | Dreamgirls
Jackie Earle Haley | Little Children
Mark Wahlberg | Departed, The

Melhor actriz secundária | best actress in a supporting role

Abigail Breslin | Little Miss Sunshine
Adriana Barraza | Babel
Cate Blanchett | Notes on a Scandal
Jennifer Hudson | Dreamgirls
Rinko Kikuchi | Babel

5 comentários:

Anónimo disse...

tens pontaria tu ;P

Anónimo disse...

Rendida à fábrica de sonhos do capitalismo?

Anónimo disse...

Também gostava de ter deixado os meus palpites e preferências pessoais, mas não tive paciência para tal, e depois da noitada de domingo demorei até agora a recuperar... já não tenho idade para isto :(
Bom, mas tu tens pontaria, mais do que eu teria: eu apostava no Scorsese para melhor realizador (não havia como não o premiar) e no Babel para melhor filme, enganei-me aqui...
Para actores venceram os óbvios, por isso a tua pontaria estava facilitada ;)
Em relação a gostos pessoais, embora não seja o maior dos fãs acho que o Scorsese já merecia um Óscar há muito, e o "Departed" é muito bom - gostava de ter visto a versão original de Hong Kong. Quanto a melhor filme eu repartiria o mal pelas aldeias e premiava ou o Babel, pela mensagem multiculturalista/globalizante/libelo à compreensão, ou o Letters from Iwo Jima, embora o Clint já tenha 2 estatuetas em casa e tivesse ganho há 2 anos, por isso acho que premiava o Babel mesmo.
Para actor gostava que tivesse ganho o Leonardo di Caprio, gosto do rumo que está a imprimir à carreira, mostra que tem uma ideia clara do que quer e do que não quer (ser o rapaz-Titanic). Para actriz, gostava que tivesse ganho a Judi Dench, um verdadeiro monstro de representação, ou então a Kate Winslet pelos mesmo motivos que defendi para o di Caprio.

E pronto, lá foi mais uma edição dos Óscares, mais rendida ao "establishment" que de costume, nos prémios mas também na apresentação - não gostei da Ellen, o seu humor é ríspido e às vezes até de mau gosto, não me consigo identificar minimamente com esse humor - volta Jon Stewart estás perdoado!!

PS - E viva a luta contra o aquecimento global! O vencedor da noite, mais que Scorsese, foi Al Gore, o seu documentário e a sua mensagem

Hopes disse...

Rendida à fábrica de sonhos do capitalismo? Ai, pois é, os comunas e os fulanos de esquerda não vão ao cinema, nem gostam dessas cenas altamente capitalistas! Ai, tu queres ver que a Hopes não é comuna... MMM tou confusa...

Antonio Rufino,

Os palpites não eram díficieis, o Scorsese estava em standby há muito tempo e o "Departed" é bem melhor que os seus ultimos filmes. A lógica era que fosse desta...

Quanto ao Babel, apesar de ter gostado do filme (eu adoro o Inarritu e o 21 gramas é o meu filme preferido), achei que faltou qualquer coisa... Acho que a especificidade cultural se sobrepôs ao que as personagens tinham em comum. A solidão que as envolve podia ter sido mais explorada... mas isto é a minha opinião pessoal.

Em relação às tuas restantes observações subscrevo inteiramente.

Mas ó Antonio, tu enquanto altermundista, fica-te mal esse lado cinéfilo! Não me digas que estás rendido à fábrica de sonhos do capitalismo? Ai tu queres ver...
:)))

Anónimo disse...

ai tu queres ver... sim sim vê à vontade, eu cinéfilo me assumo! E comunista também... será que isso é paradoxal? Será por isso que eu não me revejo no que o PC (qualquer PC) diz que é o comunismo? Será que tenho de abandonar ou a estrelinha vermelha ou a estrelinha de hollywood? Dilemas...
Quanto aos filmes: também gostei do Babel, também gosto do Iñarritu, também achei que faltava aquele "je ne sais quoi" que distingue um filme bom (que é o que Babel é) de um grande filme. Também gostei do 21 gramas (sobretudo pelas interpretações), mas também achei que lhe faltava esse "je ne sais quoi"...
PS - Rendido à fábrica de sonhos do capitalismo, talvez... mas gosto sobretudo de cinema chamado "independente", e também gosto de cinema europeu (lars von trier p.e.) e asiático (Wong Kar-Wai, Kim Ki-Duk, Zhang Yimou...)
Será que isso é atenuante?