quinta-feira, setembro 07, 2006

"When the Levees Broke"

.
«No ano passado, o Festival de Veneza assistiu pela televisão à tragédia do furacão Katrina em Nova Orleães. Um ano depois, o Festival de Veneza viu, na secção paralela Horizonte, When The Levees Broke, o enorme (mais de quatro horas) documentário de Spike Lee sobre o Katrina e os seus efeitos em Nova Orleães, produzido pelo canal de televisão HBO.
(…) Spike Lee declarou, na antestreia do filme nos EUA, há poucos dias, que "o Katrina marcou para sempre a história dos EUA. Quis fazer qualquer coisa: dar voz a quem o viveu e ainda o vive, na própria pele, todos os dias. Não creio que o documentário seja classificável como um filme simplesmente político, acho acima de tudo que é um filme necessário". É certo que Lee não resiste aqui e ali a jogar a cartada racial, sobretudo quando dá voz a alguns habitantes negros de Nova Orleães que estão convencidos de que os diques foram dinamitados de propósito por "especuladores de terrenos" brancos, mas esta é apenas uma gota no oceano de depoimentos contidos em When the Levees Broke, que nunca desliza para o panfleto primário e imediato.
(…) Desta massa de depoimentos de cidadãos anónimos, figuras públicas, políticos e peritos, acaba por surgir um retrato claro, detalhado e impressionante de uma tremenda catástrofe natural que foi ajudada e agravada por uma sucessão de falhas, erros, descoordenações, burocracias, politiquices, incompetências e negligências. Começaram com as deficiências na construção dos diques que deviam proteger a cidade, erguidos por engenheiros do Exército dos EUA, e foram por aí acima, até à desastrada actuação da Administração do insondavelmente asinino George W. Bush, passando pelo descontrolo do presidente da câmara e do chefe de polícia de Nova Orleães, ambos negros e ferozmente criticados de todas as direcções, e pela criminosamente ineficaz Protecção Civil, liderada por um amigo do presidente especializado na "organização de eventos" e em cavalos árabes, em vez de catástrofes.
.
In http://dn.sapo.pt/2006/09/02/artes/o_longo_lamento_spike_por_nova_orlea.html
.
Fico ansiosamente à espera deste documentário de Spike Lee. Lendo a crítica parece-me que vale a pena ver...

Sem comentários: