sábado, setembro 16, 2006

Fala-se de liberdade de expressão, e eis, se não quando...

.

Pacheco Pereira num artigo de opinião na revista Sábado, acusa a RTP de «radicalismo anti-americano» a propósito da exibição do documentário "Loose Change":

A passagem pela RTP de um filme intitulado ‘Loose Change’ sobre o 11 de Setembro é inaceitável no quadro deontológico de qualquer estação de informação”, escreve Pacheco Pereira na sua crónica publicada ontem na revista ‘Sábado’. No entanto, segundo Paquete de Oliveira, provedor do Telespectador da RTP, os consumidores do canal público não partilham desta opinião. Os pedidos de reposição são tantos que já está agendada uma nova transmissão do bloco de documentários sobre os atentados terroristas, em data a designar oportunamente.

O cronista acusa o canal de “radicalismo antiamericano” e classifica o filme como “um produto menor, de muito má qualidade, que circula na internet como um dos muitos exemplos das teorias conspirativas que consideram que o que aconteceu nos desvios de aviões e no derrube das torres de Nova Iorque foi uma operação cuidadosamente montada pelo Governo americano”.
.
.
A minha questão é, devia a RTP ter privado os espectadores do visionamento deste documentário, ainda que possa ser um produto menor ou de má qualidade, porque se trata de radicalismo anti-americano? Não será o verdadeiro serviço público, mostrar aos espectadores as diferentes análises de uma mesma realidade, para que depois o cidadão possa formular a sua própria opinião? Recordo que a RTP passou uma série de documentários, nessa semana e viu-se de tudo, de todos os pontos de vista, desde o americanismo patriótico à exploração dos sentimentos das vítimas e seus familiares... Suponho que este tipo de documentários seja pró-americano, isto na lógica de Pacheco Pereira, sendo assim temos 7 ou 8 documentários pró-americanos e 1 anti-americano, logo a RTP é anti-americana!! Perfeitamente lógico...

2 comentários:

Anónimo disse...

Só fico surpreendido por teres dado eco às posições do Pacheco Pereira... É que não vale mesmo a pena.

Hopes disse...

É para que vejas, o quanto eu prezo a liberdade de expressão... ;)