quinta-feira, junho 28, 2007

O legado de Blair

.

Cartoon de Christo Komarnitski

In Caggle Cartoons

terça-feira, junho 26, 2007

O arrebatamento da Igreja de Deus

.

Estou indignada. O Apocalipse está aí à porta e ninguém me avisou. Eu não fui contemplada com um magnifico email que inclui um CD, a explicar como tudo se vai passar. O Nuno Markl recebeu e eu não. Mas pronto, eu já sei, que desde o infeliz episódio do “isto não é para desperdiçar!”, eu fui automaticamente excluída de qualquer campanha de propaganda religiosa e não há seita nenhuma disposta a mostrar-me o caminho do Senhor. Tenho pena. Valeu-me a boa vontade e genuína preocupação do Sr. Markl, que partilhou com os seus ouvintes o drama do apocalipse. Podem ouvir aqui, a sério que vale a pena...

Pois é, meus caros, as pessoas boas vão ser arrebatadas da terra e só ficam as ruins. Acham que as pessoas que escrevem posts sarcásticos sobre dogmas religiosos, seitas e sobre a própria ICAR, se enquadram neste segundo grupo? Suponho que sim. Portanto, vou ter que me acautelar como os “temporais apocaliptes” que varrerão a terra. Tudo isto, porque ao contrário de “Abrão Lincone”, eu não penso que a bíblia foi a melhor oferenda de Deus, ao mundo dos homens…

Depois, será ver as pessoas boas a serem arrebatadas pelos ares, e os carros, aviões e comboios sem condutores a provocarem acidentes, e os hospitais sem cirurgiões... E ainda, vai haver um governo do Anti-Cristo a tentar convencer-nos que essas pessoas foram sugadas por “ufos”… É um caos por demais extenso para ser descrito, ainda que o CD constitua uma excelente tentativa.


E o que acontece às pessoas ruins, que não valem um “sugamento” pelos ares? Ou são degoladas pelo Anti-Cristo, o que é capaz de aleijar… ou fogem para as cavernas, como outros fugitivos, igualmente ruins. Eu por mim, vou começar a ver cavernas. Talvez encontre alguma mais em conta, antes que os preços das grutas disparem no mercado imobiliário.


Considerem-se avisados: Fujam para as cavernas e não confiem em ninguém…

domingo, junho 24, 2007

Está a acontecer agora...

.

Nova campanha da Amnistia Internacional

"Não está a acontecer aqui, mas está a acontecer agora."

quinta-feira, junho 21, 2007

Tão revolucionários que eles são…

.

O movimento Compromisso Portugal lançou ontem o livro “Revolucionários”, com as propostas apresentadas na sua convenção o ano passado, para mudar o modelo sócio-económico. Recordo que estes senhores são "reputados empresários e gestores" e propõem o fim do Estado providência, passando as situações de de invalidez, desemprego, doença e outras situações semelhantes a serem abrangidas por subsistemas privados, baseados em seguros individuais a serem pagos conjuntamente por patrões e trabalhadores. Defendem ainda a redução de 150 mil a 200 mil funcionários públicos, o congelamento de salários e de progressões na carreira, uma maior flexibilização da legislação laboral e outras medidas mais específicas, como a presença de um gestor em cada tribunal.


Em entrevista ao Jornal 2, António Carrapatoso, esclareceu que o conceito igualitário se encontra obsoleto, e que o Estado se deve preocupar apenas em promover o acesso à educação, e existindo essa oportunidade o mérito garantirá o sucesso. Não tendo o Estado que gastar parte do orçamento, em subsídios sociais tão mal aplicados. Os burrinhos preguiçosos que não têm mérito, não têm direito a ajuda social, é dinheiro mal gasto, depreendo eu.


Este conceito de associar mérito/sucesso financeiro/bem-estar social, dá-me sinceramente vontade de rir. Numa sociedade de oportunidades desiguais, em que quem nasce com carências sócio-económicas está excluído à partida, por muito mérito que tenha. Não me falem de sucesso de quem tem mais mérito, numa sociedade de jogos de influência que beneficia, não o mais competente, mas o conformista, bajulador melhor relacionado. Quem me pode garantir que uma sociedade que discrimina raça, género e orientação sexual, premeia o mérito individual?


E o mais interessante é que a cultura do mérito, que torna obsoleta a ideia igualitária e o Estado Social, é vendida pelo Compromisso Portugal, como uma ideia revolucionária. Revolucionário seria termos um modelo social capaz de promover a inclusão, minorando as desigualdades, olhando para todos, alcançando uma prosperidade económica que pode e deve servir a todos. A injustiça social nunca poderá ser, na minha opinião, algo de aceitável ou de natural. No dia em que o progresso social, não passe pela fraternidade e a solidariedade, estaremos numa sociedade desumanizada, que se limita a premiar o mais forte. Parece-me que é já essa a realidade que temos, há muito tempo e de revolucionária não tem nada…

terça-feira, junho 19, 2007

Poça de água

.

Recordo bem este medo da infância.

Evitava as poças,

sobretudo as novas, após a chuva.

Afinal, uma delas poderia não ter fundo,

ainda que parecesse igual às outras.


Ponho o pé e, de súbito, afundar-me-ei,

voando para baixo

cada vez mais para baixo,

rumo às nuvens reflectidas

ou talvez mais além.



Depois a poça secar-se-á,

fechar-se-á por cima de mim,

e eu ali, presa para sempre,

com um grito que nunca chega à superfície.


Só mais tarde compreendi que

nem todas as más aventuras

cabem nas regras do mundo

e mesmo que o quisessem,

não poderiam acontecer.


WISLAWA SZYMBORSKA


In “Alguns gostam de poesia: antologia” p. 235.


domingo, junho 17, 2007

"Gimme tha power"

.

Há coisas curiosas… A TVI tem usado como jingle de promoção do Europeu de sub 21, uma adaptação portuguesa da música “Gimme tha power” da banda mexicana Molotov. Não vou falar da questão dos direitos de autor, porque parto do principio que a TVI tenha pensado nisso. O que acho curioso, é a adaptação, não se utilizou o original.


Não queremos que os tugas se ponham a questionar o regime político, enquanto vêem a bola? Pobreza, desigualdade, corrupção, não há cá disso… “O povo unido jamais será vencido”? Molotov, levem a vossa mensagem revolucionária para outro lado. Fiquem com a letra, que nós aproveitamos o resto…

Não é justo, pois não? Tudo isto parece-me muito mal, por isso aqui fica o vídeo original dos Molotov e um excerto da letra.



(…) hay que arrancar el problema de raíz
y cambiar al gobierno de nuestro país.
a la gente que está en la burocracia,
a esa gente que le gustan las migajas.

(…) que nos guachan los puestos del gobierno
hay personas que se están enriqueciendo.
gente que vive en la pobreza,
nadie hace nada
porque a nadie le interesa.

dámele, dámele, dámele, dámele todo el poder


(…)que nos llevan por donde les conviene
y es nuestro sudor lo que los mantiene,
los mantiene comiendo pan caliente,
ese pan, ese pan de nuestra gente.

el pueblo unido jamás será vencido.

quinta-feira, junho 14, 2007

A ameaça que é a Amnistia Internacional


(…) A presidente da secção francesa, Geneviève Sevrin, sublinhou por seu turno que a Amnistia "não apelou à liberalização do aborto", mas sim "à sua despenalização", com "o objectivo de eliminar os abortos praticados em más condições".


A Amnistia decidiu, em Abril, ocupar-se das questões relativas ao aborto, "na medida em que estão directamente relacionadas com a sua acção pelo direito à saúde e contra a violência exercida sobre as mulheres", segundo Riccardo Noury.


A ONG preocupa-se particularmente com o destino das mulheres vítimas de violações, incesto ou cuja vida é posta em perigo por uma gravidez. Contudo, não fará campanha global a favor da legalização do aborto, precisou.»


Tal como fez, com a UNICEF em 1996, o Vaticano solicita aos Católicos que deixem de apoiar financeiramente a Amnistia Internacional. Sim, estamos a falar daquela organização que visa a prevenção e combate dos graves abusos à integridade física e mental, à liberdade de consciência e de expressão, sobre o direito à não discriminação, no contexto de uma promoção de todos os Direitos Humanos. Suponho que estes valores, nada tenham a ver com a mensagem cristã de amor ao próximo e de defesa dos inocentes e desprotegidos…


Esperemos que os Católicos interpretem este apelo, como interpretam os apelos à não utilização de contraceptivos e continuem a apoiar a Amnistia Internacional. Eu pessoalmente continuo a lamentar que a Igreja Católica, não tenha como prioritárias as causas da AI e da UNICEF. Lembram-se do apelo do Vaticano ao fim da guerra no Iraque, à solução do conflito do Darfur e do problema dos refugiados, à condenação do tráfico humano, da pedofilia…(e se eu continuasse a lista seria enorme) Lembram-se? Não? Curiosamente eu também não me lembro.


quarta-feira, junho 13, 2007

"Sarkoivre" ?!

.



Um almoço com Vladimir Putin? mmm...

Será água, será vodka? Abstémio, não é certamente... e o Polonio 210 não bate assim...

Não vale a pena perguntar aos franceses... Piadinha à parte, porque é que só a TV belga passou estas imagens? Os franceses vão ter mesmo, que ir ao youtube...


sábado, junho 09, 2007

A indústria farmacêutica global

.

«Para acelerar a liberalização de drogas ultra-lucrativas, as companhias farmacêuticas recorrem cada vez mais a cobaias humanas dos países pobres. Milhões de pessoas submetem-se, por migalhas, a testes sem supervisão, sem padrões éticos e que muitas vezes as privam de medicamentos essenciais»


A indústria farmacêutica é uma das mais lucrativas do mundo, só nos EUA e desde 2000, cresceu 15% por ano, triplicando o lançamento de drogas experimentais entre 1970 e 1990. Para lançar novos medicamentos, há que testá-los antes. O problema é que cada vez menos pessoas, nos EUA e na Europa Ocidental estão dispostas a inscrever-se nos testes clínicos exigidos. Qualquer pessoa percebe porquê, ninguém no Ocidente se sujeita a riscos e efeitos secundários… Nos países mais pobres, com graves carências a nível económico e de cuidados médicos, não existe esse problema. É neste contexto, que surgem argumentos como este:


«Outro executivo de companhia de testes clínicos afirmou: “A África do Sul é um país óptimo [para AIDS]”, por causa do grande número de pacientes infectados pelo HIV ainda não tratados com drogas anti-virais. Com freqüência os fabricantes de drogas ficam frustrados em suas tentativas de provar que as novas drogas funcionam nos corpos impregnados de medicamentos dos ocidentais testados. Há tantas drogas em seus organismos que é cada vez mais difícil observar o efeito do composto experimental. Assim, os pacientes-virgens – pessoas doentes pobres demais para obter tratamento médico – são altamente valorizados nos testes clínicos.»


Os grandes laboratórios estão a realizar milhares de ensaios clínicos nos países em desenvolvimento como a Bulgária, Zâmbia, Brasil e Índia, por exemplo. Aqui o recrutamento é rápido. Na África do Sul, uma empresa de testes farmacêuticos, conseguiu recrutar três mil pacientes para testar uma vacina experimental em nove dias. Curiosamente ou não, a população não é totalmente informada dos riscos que corre, nem as autoridades locais têm os meios de supervisão e fiscalização adequados.


Os medicamentos testados visam a cura das doenças ocidentais, como doenças cardíacas, artrite, hipertensão e osteoporose. Isto significa que os voluntários não vão beneficiar do ponto de vista clínico com esta medicação. São tratados como ratos de laboratório, enriquecendo as grandes companhias farmacêuticas, sem qualquer contrapartida. Os mais pobres continuam a morrer de SIDA, malária e tuberculose sem acesso a essa medicação, enquanto que os pacientes ricos do Ocidente, beneficiam de mais e melhor saúde à sua custa.


sexta-feira, junho 08, 2007

Dois anos de Devaneios

O Devaneios Desintéricos conta com dois anos, de presença na blogosfera. Actual, atento, inteligente, inconformado, cordial e defensor exímio das liberdades e garantias dos cidadãos, é sem dúvida uma leitura indispensável. O objectivo inicial, «a defesa da Liberdade e da certeza que todo e cada Ser Humano é detentor de um núcleo essencial de direitos que o torna, em dignidade, absolutamente único» tem sido bem conseguido e estou certa que continuará a sê-lo.



O Devaneios é um excelente exemplo de cidadania activa e de como os blogs são de facto, instrumentos de participação cívica. Parabéns Max!!

quarta-feira, junho 06, 2007

"Cinco livros, Cinco blogs…"

.

O blog “A Dreamer’s space” lançou-me o desafio de nomear 5 livros que tenha lido e depois lançar esse desafio a outros cinco bloggers. A ideia parece-me interessante, nós também somos aquilo que lemos… E estaremos a promover a leitura e a despertar a curiosidade daqueles, que ainda não tiveram o prazer de ler estes nossos livros. Ou então, não…


Voltando ao desafio, é uma tarefa muito díficil escolher 5 livros... Bem, acho que o critério vai ser... os mais inesperados de entre os meus preferidos. Então cá ficam eles:


Albert Camus – “O Estrangeiro”


Eça de Queiroz – “Os Maias”


Virgil Gheorghiu – “A 25ª Hora”


José Luís Peixoto – “Antídoto”


Isabel Allende – “O meu país inventado”


E agora, lanço gentilmente o mesmo desafio aos cinco excelsos blogs:


Insustentável Leveza


O Bico de Gás


Devaneios Desintéricos


Tolentino Cupertino Grunhof


Le nozze di figaro


domingo, junho 03, 2007

Novidade na barra lateral

.

Já tive oportunidade de escrever aqui, que o My Hopes and Dreams também é feito por quem o lê e comenta. Por isso, achei importante criar um espaço que permitisse a quem por aqui passa, deixar ideias e sugestões para além do que se discute nos posts e nas caixas de comentários. Esse espaço começou por ser o Meebo. Se bem se lembram, há alguns meses atrás instalei o Meebo neste blog, para que os leitores pudessem entrar em contacto comigo. Mas a ideia acabou por não funcionar, por culpa minha diga-se, porque me esquecia de ir ao site do Meebo fazer o login e receber as vossas mensagens.


Entretanto, descobri o Cbox, que tem a vantagem de não implicar o login noutro site, basta entrar no blog para receber e enviar mensagens. Outra vantagem é que a interacção é maior. As mensagens são visíveis por todos, o que permite que os leitores troquem impressões uns com os outros. Teoricamente parece interessante, vamos ver como resulta na práctica…

sábado, junho 02, 2007

"Então, é assim"... censura-se!

.

Às vezes, esqueço-me que a educação sexual ainda é um tema tabu na sociedade portuguesa. E depois, fico surpreendida como um simples documentário animado que fala de sexualidade, cause tanta polémica. “Então é assim” é uma co-produção dinamarquesa-canadiana, um filme de animação pedagógico para crianças, que ensina tudo o que os mais novos precisam de saber sobre como se fazem bebés. O filme foi recomendado por psiquiatras e psicólogos e pareceu-me muito bem conseguido. Passou na RTP 2, no dia da criança, não sem antes, ser alvo de uma emissão especial do programa Sociedade Civil, cujo debate visava esclarecer os pais e contava com a opinião de especialistas na área, como Daniel Sampaio.



Antes da emissão, já o site do movimento de pais MOVE, praticamente classificava o que iria passar-se como uma exibição de pornografia infantil. Depressa começaram a chegar, ao blog do programa os mais estupendos comentários, desde a crítica às imagens demasiado explícitas e exageradas, ao facto da animação incentivar a iniciação precoce da vida sexual. Depois vieram as queixas ao Provedor do Telespectador e o reunir de assinaturas para que a animação não fosse exibida. Para as almas conservadoras, a censura parece sempre o melhor remédio.

Eis a explicação:


«Esta atitude da RTP2 seria de louvar se a RTP2 conseguisse garantir que as únicas crianças que amanhã verão o filme serão aquelas cujos pais assim o desejem. E isso é impossível de garantir!


Os especialistas concordam que a educação sexual não se faz em massa, que está associada a diferentes ideologias podendo portanto ser contrária às convicções de alguns. A única componente da educação sexual universalmente aceite é a biológica e científica. Este filme não se limita a isso e portanto não deveria ser mostrado na televisão neste horário.»


Portanto, privam-se os pais que consideram o filme útil e pedagógico, do seu visionamento com os seus filhos. É que os pais signatários da petição, conseguem impedir que os filhos pesquisem “sexo” na net, vejam filmes com cenas de sexo ou que vejam os “Morangos com açúcar”… Mas o mais grave, é que nesta questão, como noutras, nota-se alguma hipocrisia e uma imposição de valores aos demais. Para já não falar, de uma certa insegurança dos pais, enquanto educadores. A educação sexual ainda é um tema tabu e todo este alarido, demonstra a urgência de implementar a educação sexual não só nas escolas, mas também junto dos pais. Educar para a sexualidade não é uma tarefa fácil, e aos pais devia ser dado mais apoio e informação. Estou convencida que se assim fosse, este filme seria visto como uma ferramenta pedagógica e não como um alvo a abater...